Cerimônia de premiação do 8º Torneio Virtual de Ciência, acontecerá no dia 12 de dezembro

Na terça-feira (12), a partir de 14h30, será realizada a solenidade de premiação e encerramento do Torneio Virtual de Ciência. A ocasião acontece de forma remota, com transmissão ao vivo pelo Youtube. ACESSE A TRANSMISSÃO.

Os vencedores por região do estado, receberão certificado. Já as três equipes com melhores pontuações de cada série, serão premiadas com troféu, medalhas e certificados.

Este ano, 192 turmas se inscreveram e mais de 5 mil alunos do 8º ano Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas da região de Pernambuco e também de outros estados participaram. Ao tal foram 224 vídeos recebidos, somando os 3 desafios lançados.

No primeiro desafio, as equipes desenvolveram um produto alimentar que pudesse contribuir no combate à desnutrição. No segundo, buscaram criar um pré-projeto de um museu. No terceiro e último, o tema foi a Astronomia Indígena: os estudantes pesquisaram e construíram um Observatório Solar Indígena.

O TVC

Promovido pelo Espaço Ciência, o Torneio Virtual de Ciência é uma disputa que dura quase o ano inteiro, com desafios mensais que relacionam a Ciência às realidades locais e buscam soluções para problemas cotidianos. As mídias digitais e redes sociais são as estratégias usadas na competição: o processo de cada desafio é filmado pelas equipes e os vídeos são compartilhados no perfil do Torneio no Instagram. Os que obtêm maior alcance nas redes recebem uma pontuação extra.

Algumas escolas participantes são pioneiras – com equipes que acompanham a disputa desde quando eram do Fundamental e chegaram ao final do Ensino Médio. Outros grupos participaram pela primeira vez e garantem que não deixarão mais de fazer parte desta experiência.