Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Cerimônia de premiação do 8º Torneio Virtual de Ciência, acontecerá no dia 12 de dezembro

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

Na terça-feira (12), a partir de 14h30, será realizada a solenidade de premiação e encerramento do Torneio Virtual de Ciência. A ocasião acontece de forma remota, com transmissão ao vivo pelo Youtube. ACESSE A TRANSMISSÃO.

Os vencedores por região do estado, receberão certificado. Já as três equipes com melhores pontuações de cada série, serão premiadas com troféu, medalhas e certificados.

Este ano, 192 turmas se inscreveram e mais de 5 mil alunos do 8º ano Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas da região de Pernambuco e também de outros estados participaram. Ao tal foram 224 vídeos recebidos, somando os 3 desafios lançados.

No primeiro desafio, as equipes desenvolveram um produto alimentar que pudesse contribuir no combate à desnutrição. No segundo, buscaram criar um pré-projeto de um museu. No terceiro e último, o tema foi a Astronomia Indígena: os estudantes pesquisaram e construíram um Observatório Solar Indígena.

O TVC

Promovido pelo Espaço Ciência, o Torneio Virtual de Ciência é uma disputa que dura quase o ano inteiro, com desafios mensais que relacionam a Ciência às realidades locais e buscam soluções para problemas cotidianos. As mídias digitais e redes sociais são as estratégias usadas na competição: o processo de cada desafio é filmado pelas equipes e os vídeos são compartilhados no perfil do Torneio no Instagram. Os que obtêm maior alcance nas redes recebem uma pontuação extra.

Algumas escolas participantes são pioneiras – com equipes que acompanham a disputa desde quando eram do Fundamental e chegaram ao final do Ensino Médio. Outros grupos participaram pela primeira vez e garantem que não deixarão mais de fazer parte desta experiência. 

LEIA TAMBÉM

Boletim Astronômico de Dezembro e Dia Nacional da Astronomia

29ª Ciência Jovem premia 18 projetos de escolas pernambucanas

Para a gestora do Espaço Ciência, Manoela Lima, o desafio do Torneio Virtual de Ciência “Envolve a ação de popularizar o conhecimento, especialmente, mobilizando o convívio dos estudantes com as redes sociais. Há, assim, um importante diálogo entre o museu e as práticas inovadoras e criativas semeadas no ambiente escolar”, ressalta.

Arthur Lima, Coordenador do do Torneio, destaca ainda que, independente dos resultados obtidos, todas as equipes são vencedoras. “Todos os participantes são vencedores, pois puderam colocar seus conhecimentos em prática e ver que ações como essa contagia e mostra a importância da ciência para a sociedade”, diz ele.

PREMIADOS

Divulgação: Espaço Ciência

Entre as escolas com maior pontuação no 8º TVC, há representantes de todas as mesorregiões pernambucanas: Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. 

Entre os premiados, destaca-se a Escola Aconchego (Quipapá), que levou medalha de ouro no e 9º ano do Ensino Fundamental II, com pontuação máxima em todos os desafios.

Já na categoria Ensino Médio (primeiro ano), uma diferença de apenas 0,02 pontos separam o 1º lugar (ETE Professor Paulo Freire), do 2º lugar (EREM Dr. Fernando Pessoa de Mello). No segundo e terceiro ano, o destaque vai para a EREM Cabo de Santo Agostinho, que alcançou o ouro em ambas as séries, e no terceiro ano conseguiu a pontuação máxima.

RECADO AOS PARTICIPANTES

É importante lembrar que nesta disputa, todos são campeões. Pois, a vitória é da Ciência e do protagonismo dos estudantes em busca de respostas científicas para questões do cotidiano.

O Espaço Ciência agradece aos estudantes e professores. Protagonistas que reforçam o papel da educação no estímulo à pesquisa e formação científica; ressaltam o talento de cada jovem para a produção do conhecimento e mostram que ao superarem dificuldades são recompensados com aprendizado.

CONHEÇA OS CAMPEÕES DO 8º TVC :

Últimas notícias

Skip to content