Confira o primeiro desafio do 8° Torneio Virtual de Ciência

Primeiro desafio do TVC é desenvolver um produto alimentar que possa contribuir no combate à desnutrição. As equipes podem explorar o reaproveitamento de alimentos, como cascas, talos, caroços e raízes, visando a sustentabilidade

Desenvolver um produto alimentar que possa contribuir no combate à desnutrição. Este é o primeiro desafio proposto aos participantes da 8ª edição do Torneio Virtual de Ciência (TVC), organizado pelo Espaço Ciência. A equipe pode explorar o reaproveitamento de alimentos, como cascas, talos, caroços e raízes, visando a sustentabilidade. E, como sugestão, utilizar pelo menos dois ingredientes alimentares, sendo um deles típico da região em que vivem. Os vídeos devem ser enviados, até as 23h59, do dia 12 de junho, por meio do formulário: https://forms.gle/uVLVmYUtVu2gMKhcA .

Os critérios de avaliação são:

Criatividade/originalidade
Domínio do conteúdo / apresentação do desafio
Qualidade da pesquisa, experimentação/demonstração
Adequação do vídeo (qualidade de áudio/imagem e cumprimento do tempo de até 3 min)

CONFIRA O REGULAMENTO AQUI

A realização deste desafio segue uma das orientações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecido pela ONU que compõe a agenda de 2030 – “Fome Zero e Agricultura Sustentável”. O legado dos médicos e pesquisadores pernambucanos Nelson Chaves e Naíde Teodósio inspira o primeiro desafio do 8º Torneio Virtual de Ciência. Chaves abandonou a medicina para se dedicar à pesquisa em nutrição, criando o “nutriente V”, um alimento à base de feijão, farinha de milho, cálcio e vitaminas – com o objetivo de combater os efeitos da desnutrição infantil.

Naíde Teodósio se destacou na pesquisa e desenvolvimento do suplemento Prothemo, criado à base de farinha de trigo, clara de ovos e hemácias (glóbulos vermelhos) de sangue bovino, com o objetivo de combater as consequências da desnutrição e da anemia em crianças e mulheres grávidas.

As inscrições para o TVC permanecem abertas o último dia para o envio do vídeo do primeiro desafio (12/6). Embora na inscrição apenas cinco alunos representem cada grupo, é importante que toda a turma participe. As escolas podem inscrever até cinco equipes – uma de cada série do Fundamental 2 e do Ensino Médio.

“Caso haja mais de uma turma na mesma série, é importante que o professor orientador reúna estes alunos para trabalharem de forma integrada”, explica Arthur Lima, representante do Espaço Ciência e coordenador do TVC.

O processo, desde a pesquisa até a realização do experimento ou demonstração, deve ser registrado em um vídeo de até três minutos e enviado por meio de um formulário específico. Os vídeos serão avaliados pela equipe técnica do Torneio e também serão compartilhados na fanpage no Instagram do evento.

Aqueles que alcançarem maior visibilidade nas redes sociais receberão uma pontuação extra, variando de 0,5 a um ponto. A cada desafio, os melhores vídeos e os que tiverem maior alcance nas redes sociais receberão um selo digital.

Os vídeos serão postados nas redes sociais do Torneio no dia 15 de junho e será considerado o alcance e interação obtidos de 15 a 22 de junho. O alcance é uma ferramenta do Instagram e do Facebook, que avalia a interação com a postagem (visualizações, comentários, curtidas, etc) a partir de diferentes perfis. A equipe de organização não tem qualquer interferência nos dados medidos pela ferramenta.

As notas serão divulgadas no dia 23 de junho, quando as equipes com maior pontuação técnica e vídeos de maior alcance terão seus selos digitais divulgados nas redes.