Confira o terceiro desafio do 8º Torneio Virtual de Ciência

O terceiro e último desafio do Torneio Virtual de Ciência convida as equipes participantes a pesquisarem e construírem um Observatório Solar Indígena em sua escola ou em um local de sua região.

Essa proposta surgiu a partir da Semana Estadual da Astronomia, que foi celebrada de 18 a 24 de setembro, no Espaço Ciência. Através de diversas oficinas e palestras, o evento buscou divulgar e apresentar para todo o público o que é a Astronomia, e porquê Pernambuco é considerado o “berço da Astronomia das Américas”. Uma das atividades realizadas na ocasião foi voltada para a Astronomia Indígena, em que foi possível descobrir que os povos originários, interagiam com o céu e os astros de diversas formas.

CONFIRA O DESAFIO

Em sua escola, construa um Observatório Solar Indígena, mostre o seu funcionamento e explique como os povos tradicionais utilizavam essa ferramenta e o conhecimento dos astros em seu cotidiano.

Desde os tempos mais antigos, os povos originários de algumas regiões do Brasil olhavam para o céu e ficavam maravilhados. Eles perceberam que os fenômenos celestes estavam relacionados com os da Terra. Esse conhecimento tradicional do céu envolvia a observação dos movimentos dos corpos celestes, principalmente do Sol e da Lua, a sequência das estações do ano e o comportamento das plantas e animais.

Em alguns sítios arqueológicos do Brasil, foram encontrados e estudados diversos monumentos constituídos por uma rocha vertical situada no centro de uma circunferência formada por rochas menores (seixos). Dessa rocha vertical, partem alinhamentos de eixos orientados para os pontos cardeais e para as direções do nascer e pôr do Sol no início do inverno e do verão (solstícios). Há, também, duas linhas de seixos orientadas para os pontos cardeais leste e oeste, que fornecem, respectivamente, a orientação do nascer e do pôr do sol nos dias do início da primavera e do outono – equinócios – (AFONSO, 2016).