Lançado o segundo desafio do 8º Torneio Virtual de Ciência

Vídeos das equipes participantes devem ser enviados até às 23h59 do dia 10/09/2023, por meio de formulário on-line

O segundo desafio do 8º Torneio Virtual de Ciência está no ar. Nessa nova etapa, o TVC irá estimular professores e alunos das escolas participantes a desenvolverem um pré-projeto de um museu em sua escola.

Que tipo de museu será? Um Museu de Ciência? Histórico? Artístico? Os participantes deverão definir a abordagem conceitual de uma exposição do museu que eles querem desenvolver, elaborar uma curadoria para essa exposição e escolher um dia para inaugurar esta ação em sua escola. A data para a abertura da exposição deve ser livremente escolhida pelo grupo, desde que possa ser documentada para entrar no vídeo do desafio.

A proposta é que essa exposição possa apresentar para a escola e a comunidade em que está inserida um protótipo do museu desenvolvido pela equipe. Além disso, o TVC incentiva que os participantes possam visitar um museu de sua região, ou,  realizar um tour virtual em um museu de sua preferência, para ampliar o repertório de ideias para montagem da exposição em sua escola.

Confira o desafio

Elabore um pré-projeto para a instalação de um Museu em sua escola, mostrando que tipo de museu será, a partir de uma exposição, e escolha um dia para a inauguração desta exposição para o público.

De acordo com a definição aprovada em 24 de agosto de 2022, durante a Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM):

“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos”.

CONHEÇA AQUI ALGUNS DOS MUSEUS DO IBRAM E OS CENTROS E MUSEU DE CIÊNCIA DA ABCMC

Tema da exposição

A curadoria deve determinar o contexto da exposição. É interessante que a equipe pense em formas de relacionar os objetos e outros recursos da exposição entre si, não se prendendo a uma ordem cronológica. “Caso a equipe escolha fazer um museu sobre a história da escola, por exemplo, ela não precisa seguir uma ordem de apresentação que inicie sobre a fundação da escola até os dias atuais”, explica Sofia Moreira, assistente de Museologia do Espaço Ciência.

Na materialização da exposição, a equipe deverá apresentar elementos que exemplifiquem a narrativa da curadoria. “Os alunos podem utilizar, textos, fotografias, depoimentos, experimentos, objetos e outros que representam a ideia do museu elaborado pela equipe”, explica Ícaro Cavalcanti, museólogo do Espaço Ciência.

Gravação do vídeo

Todo o processo, da pesquisa à elaboração e apresentação da exposição do museu, deve ser transformado pelo grupo em um vídeo de até três minutos e encaminhado por meio do formulário online, até às 23h59, do dia 10 de setembro de 2023.

Os vídeos serão avaliados pela equipe técnica e também serão postados no Instagram e YouTube do Torneio. Os que tiverem maior alcance receberão uma pontuação extra, que varia de 0,5 a 1 ponto. A cada desafio, os melhores vídeos e os que tiverem maior alcance nas redes sociais receberão uma medalha digital.

Critérios de avaliação

– Criatividade/originalidade;
– Domínio do conteúdo / apresentação do desafio;
– Conceitos museológicos;
– Adequação do vídeo (qualidade de áudio/imagem e cumprimento do tempo de até 3 min);

Publicação dos vídeos

Os vídeos do segundo desafio serão postados nas redes sociais do TVC a partir de 13 de setembro e seguirá um calendário de publicação, que será divulgado no perfil  do torneio no Instagram

As publicações serão feitas em dias específicos, não sendo mais os vídeos postados nos mesmos dias, como foi realizado nos desafios anteriores.

Se liga nas recomendações

Os vídeos enviados devem ser editados com vinheta oficial do TVC e estar no formato MP4.

No formulário do desafio, existirá uma parte para anexar uma foto de capa para o vídeo (que deve ser gravado na horizontal).

A foto de capa (que deve estar na vertical) servirá para dar uma identidade própria ao vídeo de cada turma participante. Para isso, cada equipe deverá escolher a foto que desejar e colocar no modelo de capa do TVC. Clique aqui para editar a capa

Para mais informações: 3183-5531 ou torneiovirtualdeciencia@gmail.com