Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Últimas notícias

Sobre o programa

A Ciência Jovem é uma das mais antigas e maiores feiras de ciência do Brasil. Realizada desde 1994 pelo Espaço Ciência – museu interativo vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), ela reúne, todos os anos, cerca de 300 projetos de estudantes e professores de todos os estados brasileiros e também de outros países.

Aberta a alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nas Redes Pública e Privada de Ensino, ela tem como objetivo, não apenas revelar os talentos científicos individuais, mas sobretudo fomentar a Educação Científica, com realização de pesquisas e projetos na escola – de forma integrada ao currículo acadêmico. 

Realizada sem cobrança de qualquer taxa de inscrição, a Ciência Jovem atinge sobretudo os alunos de escolas públicas, que constituem mais de 70% dos participantes.

Categorias

Os projetos distribuem-se em seis categorias. A Categoria DESCOBERTA CIENTÍFICA recebe trabalhos de alunos da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental. Trata-se do despertar da curiosidade e, a partir dela, a cada categoria, as pesquisas podem ser aprofundadas.

A categoria POPULARIZAÇÃO À CIÊNCIA contempla projetos de estudantes do Fundamental II (6º ao 9º ano).

Na Categoria INCENTIVO À PESQUISA, alunos do Ensino Médio aprofundam suas investigações em estudos que, quase sempre, seguem o rigor científico de projetos produzidos em grandes centros de pesquisa.

Também voltada aos alunos de Ensino Médio, a categoria DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO consiste na produção de um produto, procedimento ou objeto técnico, também com o rigor necessário para alcançar os resultados esperados.

Há, ainda, a categoria FRANCIS DUPUIS, para projetos internacionais; e a categoria EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, voltada a educadores, que é um dos diferenciais da Ciência Jovem. Nela são apresentados projetos que relatam práticas pedagógicas exitosas, originais e bem sucedidas para motivar os alunos a estudar Ciência.

Pré-inscrições

Para estimular a realização das pesquisas durante todo o calendário escolar, a Ciência Jovem realiza pré-inscrições no mês de abril, momento em que os participantes deverão esboçar a temática que desejam pesquisar e a metodologia e programação que serão cumpridas. 

A pré-inscrição não é obrigatória nem garante a inscrição definitiva, que deve ser feita em agosto. Mas rende um ponto extra no resultado final.

Articulações com outras feiras

Consciente do papel exercido pelas Feiras de Ciência na melhoria da Educação, a Ciência Jovem busca reforçar, a cada ano, a rede de articulações com outras feiras do estado, do país e do mundo. 

As afiliações ocorrem sempre no mês de março. As feiras afiliadas são de alcances escolares, estaduais, nacionais e internacionais. Elas possuem a vantagem de indicar pelo menos um projeto para participar da Ciência Jovem que não passam pelo processo de seleção ao qual os inscritos são submetidos. 

Além do processo de afiliação, a Ciência Jovem também tem investido na criação de uma rede de feiras no estado de Pernambuco, com realização de seminários de formação e apoio às feiras municipais. Com isso, vem garantindo o crescimento do número de feiras de ciência realizadas nas diversas cidades do estado. 

Edição atual

A Ciência Jovem é uma das principais feiras de Ciências no país. Realizada anualmente pelo Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco/Brasil, ela reúne centenas de projetos de todos os estados do Brasil e de outros países.

Para a 30a edição, o tema “Escolhas Sustentáveis” é destacado como o principal ponto de referência, com o objetivo de impulsionar a produção científica diretamente relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para a Agenda 2030 no Brasil, ao mobilizar esforços para a consolidação das metas previstas em cada um dos projetos estimados.

Cronograma
Data Etapa
01/04 a 31/04/2024
01/04/2024 a 30/06/2024
01/05 a 31/05/2024
Inscrição de Projetos de Feiras de Ciências
01/06 a 30/06/2024
Inscrições de Projetos Gerais
01/09 a 13/09/2024
Resultado Geral dos Projetos Aprovados
25/09/2024
Divulgação do Remanejamento de Projetos
25/09 a 27/09/2024
Confirmação de participação dos projetos remanejados
16/09 a 04/10/2024
Envio do vídeo do projeto através da plataforma
31/10/2024
4º desafio virtual: Reaproveitamento de material escolar
04/12 a 06/12/2024
30a Ciência Jovem - Escolhas Sustentáveis

Veja também

Galeria

Skip to content