Pernambuco abre a 29ª edição da Feira Ciência Jovem e reúne estudantes de 17 estados do Brasil e de vários países

Estudantes de 17 estados do Brasil e de vários países participam, desta quarta-feira (22/11) até a sexta-feira (24/11), da 29ª edição da Feira Ciência Jovem – uma das principais feiras científicas do Brasil – promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), por meio do museu interativo Espaço Ciência. O encontro acontece este ano, excepcionalmente, numa instituição de ensino, na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), no bairro da Encruzilhada, no Recife.

Quem visitou o local neste primeiro dia de atividades, pôde conferir a abertura com a presença da secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, e de representantes do Espaço Ciência,  ETEPAM, Gerências Regionais de Educação (GREs) e da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Nos estandes estavam os alunos ávidos para explicar aos visitantes como foi realizado o projeto, os desafios enfrentados e, sobretudo, a solução inovadora que trazem. A abertura contou com a apresentação da Banda Marcial do Colégio Nóbrega.

“A Ciência Jovem, além de funcionar como ambiente fomentador de iniciativas científicas realizadas nas escolas, tem como principal objetivo tornar a ciência mais acessível para a sociedade, promovendo a democratização do saber e despertando o interesse científico nos jovens e nas crianças. Aqui [na feira] estão as ideias e soluções inovadoras excepcionais desenvolvidas ao longo do ano”, destacou a secretária Mauricélia Montenegro, que ressaltou o apoio da SEE na realização da feira.

Foto: Saulo Aleixo (Secti/PE)

A diretora da ETEPAM, Andrea Vieira, há três anos à frente da instituição, falou sobre a importância de sediar o encontro. “Estou recebendo pela primeira a Ciência Jovem. É uma grande honra para a ETEPAM, a escola técnica mais antiga do Brasil, receber um movimento de ciência e tecnologia como esse”, afirmou. Os estudantes Felipe Alves da Silva e Luan Pereira, ambos da GRE/Metro Norte (Abreu e Lima), estão apresentando o projeto Inclusão Através da Arte Visual em que denota a importância do processo inclusivo por meio das habilidades artísticas dos alunos fazendo o uso de materiais recicláveis. “Estou gostando de participar da feira, de apresentar meu trabalho. Eu gosto muito da Fómula 1, o carro que mais gosto”, disse Luan, mostrando os detalhes dos carros que ele produziu.

O evento conta com premiações que serão entregues para seis diferentes categorias: Iniciação à Pesquisa, Divulgação Científica, Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Educação Científica e Francis Dupuis (projetos internacionais). Além dessa premiação, os projetos com as maiores pontuações recebem credenciais e podem participar de outros eventos nacionais e internacionais. Fazem parte da programação também as Plenárias de Educação Científica voltadas para professores e gestores da Educação, que terão a oportunidade de dialogar sobre suas experiências pedagógicas. São 46 projetos desenvolvidos por educadores.

Foto: Saulo Aleixo (Secti/PE)

Os participantes da feira também podem desfrutar de apresentações culturais, além de visita ao Museu do Homem do Nordeste e tour pelo Sítio Histórico de Olinda.

NÚMEROS – Dos 260 projetos de cunho nacional e internacional inscritos na feira, 194 são de Pernambuco, seguido de Alagoas, Bahia, Ceará e Amapá. Na categoria internacional, o evento conta com projetos da Espanha, México, Paraguai e Porto Rico. Os trabalhos são desenvolvidos por estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio/Técnico. A previsão é de que dez mil pessoas visitem a feira durante os três dias.

Serviço:
29ª Ciência Jovem
De 22 a 24 de novembro (9h às 16h)
Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM)

*Entrada gratuita