Aberta as inscrições para avaliadores da 29ª Ciência Jovem

Interessados têm até o dia 30 de setembro para se cadastrarem

O Espaço Ciência convida integrantes da comunidade científica e acadêmica para desempenharem um papel fundamental na 29ª Ciência Jovem: o de avaliadores ou avaliadoras. A Ciência Jovem é uma das maiores e mais antigas feiras de Ciência do país e reúne projetos de todos os estados do Brasil e de outros países. Para mais informações, acesse o REGULAMENTO.

Neste ano, as inscrições serão realizadas através da plataforma Sistema EC. O avaliador pode optar por avaliar resumo, apresentação ou ambos. A avaliação do resumo é feita de forma virtual e a da apresentação de forma presencial, exceto a categoria francis, que será híbrida.

Quem pode ser avaliador

Os avaliadores podem residir em qualquer parte do Brasil, serem graduados e pós-graduados nas diferentes áreas do conhecimento. No caso dos graduados, eles serão incluídos na comissão de avaliação da categoria Iniciação à Pesquisa (Educação Infantil).

Professores e participantes da feira também podem se inscrever como avaliador, desde que estejam dentre os critérios já citados e avaliem uma categoria distinta da categoria que está inscrito. Nesse caso, não é necessário criar um novo cadastro. Basta acessar a plataforma e clicar em “Candidatura”, na lateral esquerda da plataforma.

Fluxo de avaliação

As avaliações de resumos dos projetos submetidos são feitas antecipadamente. Cada avaliador recebe, em média, três a cinco resumos para serem avaliados. Todos os projetos, tanto resumos quanto apresentações, passam pela avaliação de três pessoas. Todos os avaliadores recebem certificados pelo trabalho realizado.

Cronograma:

12/09 a 30/09 – Prazo para inscrição dos avaliadores

06/10 – Divulgação dos resultados

11/10 – Reunião com avaliadores para orientações gerais (Presencial)

11 a 20/10 – Período de avaliação dos resumos

08/11 – Reunião com os avaliadores para orientações gerais (Remoto)

22 a 24/11 – Feira Ciência Jovem (Avaliação presencial)

Para mais informações: 3183-5531 ou e-mail cienciajovem@espacociencia.pe.gov.br