Está no ar a programação das plenárias de Educação Científica da 29ª Ciência Jovem. Trata-se da categoria voltada para professores e gestores da Educação, que têm a oportunidade de dialogar sobre suas experiências pedagógicas.
Neste ano, a Ciência Jovem, uma das maiores e mais antigas feiras de ciências do Brasil, será realizada nos dias 22, 23 e 24 de novembro, de forma presencial, na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM).
São 46 projetos desenvolvidos por educadores, dentre os cerca de 250 trabalhos inscritos na Feira. As plenárias são divididas em mesas temáticas, que serão realizadas nos dias 22 (à tarde) e 23 e durante todo o dia. Cada orientador terá 10 minutos para discursar sobre seu respectivo projeto e após o último projeto de cada mesa redonda, haverá 20 minutos para debate. O momento é aberto aos outros participantes e público visitante da feira.
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Ao todo, são cinco mesas temáticas, cada uma delas com uma média de cinco a quinze projetos. Confira:
22/11 – 13h20 às 15h40
MESA 1: O SABER CIENTÍFICO
A mesa tem como premissa a importância do trabalho docente no ensino científico sob todos os níveis de aprendizagem em busca da construção do saber.
Título dos projetos e seus respectivos orientadores:
- SerTÃO STEAM
Gustavo Santos Bezerra
- Central desafios, formação de atletas científicos
Sumara Wedja da Silva Melo
- Representação prática experimental da transfusão e tipagem sanguínea como estratégia didática no processo de ensino aprendizagem de genética molecular no ensino médio
Robson Gomes de Freitas
- Pequenas experiências, grandes aprendizagens para a vida em sociedade
Letícia Maciel de Oliveira
- PesquiAção
Marcelino Gomes de Araújo
- GUIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: uma proposta de metodologias cooperativas para a redução de faltas dos alunos
Edmaylsonn Jóia Leandro
- Enfrentando Desafios
Edjailson Caboclo da Silva
- Corantes naturais e cultura: Sequência didática como instrumento facilitador em laboratório de aprendizagem
Graycyelle Rodrigues da Silva Cavalcanti
- RECIETEC – Revista de Ciência e Tecnologia da ETEAAF
Carlos Antonio da Silva Lopes
- “Clubes de Liceu, uma oportunidade para o protagonismo juvenil” 2.0
JEAN SILVA CANDID
- Ciências na EJA: protagonismo, ação e transformação
Josely Alves de Paiva Henriques
- Ôh professor, deixa eu continuar com o senhor…
Saulo Nogueira da Costa
- A iniciação científica e o TCF: análise docente da contribuição da Geografia na Escola Professora Maria Bernadete em Salgueiro – PE
Cicero Alcione dos Santos Pereira
- Ética e Cidadania: como efetivar os direitos garantidos
Melissa Velanga
- O uso de mapas táteis no processo de ensino e aprendizagem da Geografia escolar como estímulo do desenvolvimento
Letícia Barbosa de França Silva
23/11 – 9h às 10h30
MESA 1: CIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR
A mesa apresenta trabalhos que envolvem campos diversos da prática científica demonstrando de modo amplo o ensino científico sob várias linhas de pesquisa.
Título dos projetos e seus respectivos orientadores:
- Dedução das fórmulas do comprimento e da área da circunferência por meio de materiais manipulativos do laboratório de matemática
Igor correia
- PODCAST no ensino de Química
Luiz Paulo Alves dos Santos
- PODCAST das Organelas
Washington Azevedo
- “Torneio Maker de Ciências” como estratégia gamificada de engajamento de alunos e promoção de aprendizagem no Ensino Médio
Thais Petizero Dionizio
- Física em ação: um projeto de experimentação e inovação
José Carlos da Silva Júnior
- A arte de programar com o Micro Bit: produção de robôs com materiais recicláveis
Sebastião da Silva Vieira
- Aplicação da Geometria fractal no Ensino Fundamental
Roseane Menezes Silva Mauricio
- Efeitos da meditação para a gestão emocional em estudantes do ensino médio
Rebeka Marina Rocha Sales
- Matemágica: uma maneira divertida no ensino da Matemática
Samuel Marcus Montarroyos Malheiros
- Física e o Espaço 4.0
Karina Avelino de Andrade Araújo
23/11 – 10h50 às 11h50
MESA 2: CIÊNCIA AMBIENTAL
A mesa é composta por trabalhos que envolvem a prática científica na área de Meio Ambiente, visando as práticas de sustentabilidade, bem estar da comunidade escolar e local.
Título dos projetos e seus respectivos orientadores:
- Avaliação dos impactos de medicamentos e suplementos no meio ambiente utilizando plantas de feijão e coentro
Anderson Irineu Soares Silva
- Os tabus impostos e as práticas sustentáveis no período menstrual no período menstrual
Sabrina de Souza Rocha
- Produção de repelente Natural, atividade Inclusiva na aula de Ciências da Natureza
Sérgio do Nascimento Cavalcante
- Estudo para recuperação do açude Santa Rita de Cássia
Cesar Dionisio Correia
- ECOPRAIA
André Luiz Ferreira Dantas de Melo
- Desafio das Serras
ENIO GUEDES FERREIRA DE LIMA
- Projeto “Olha o Bicho!”
Rosely Maria Conrado
23/11 – 13h20 às 14h40
MESA 1: VERTENTES CIENTÍFICAS
Com o intuito de demonstrar que a ciência está em tudo, a mesa propõe trabalhos que envolvem cultura, arte e pertencimento local e identitário.
Título dos projetos e seus respectivos orientadores:
- Musicalizando com o conhecimento – A música como ferramenta pedagógica no Ensino de Ciências e Biologia
Fernando Leite Terto
- De olho no futuro: Educação Financeira e empreendedorismo no Ensino Fundamental
Eliezer Rodrigues Martins
- Rolê Musical
Luiz Henrique Nunes
- Projetando o futuro quatro passos para o desenvolvimento do projeto de vida
Mércia Ferreira Braz Passos
- Ensino prático de ciências sob contexto rural: perspectiva sócio-histórica
Luan Kauan Nascimento
- Juventudes – Valorizando as manifestações culturais na escola
Janailza Gonçalves
- A música como ferramenta pedagógica
David da Silva Paiva
- Dessalinizador solar: alternativa limpa no combate à escassez de água
Vinícius Leandro de Moraes da Silva
- Detetives Animados: análise científica dos desenhos animados
Marina Ferreira de Araújo
23/11 – 15h às 15h40
MESA 2: CIÊNCIA E TECNOLOGIA (USO DE MÍDIAS)
A mesa envolve pesquisas voltadas para a aplicabilidade do uso dos recursos tecnológicos, mídias eletrônicas e ferramentas de ensino aprendizagem ante as adaptações para um ensino híbrido.
Título dos projetos e seus respectivos orientadores:
- Realidade aumentada no Ensino de Ciências: a tecnologia como facilitadora da aprendizagem numa Escola de Ensino Integral da Rede Municipal de Bom Jardim – PE
Janielly Carla de Oliveira Barbosa
- Modelagem 3D do Complexo Calcinador da Alumina – Um estudo acerca do Ensino Inclusivo do Método Bayer
Rosinete Cardoso Ferreira
- Mídias e gêneros digitais na educação científica: perspectivas em rede
Álvaro Augusto das Montanhas Farias
- Inteligência Artificial e Storytelling: Uma abordagem exitosa no Ensino de Genética
Renata Barros
- O uso do Google forms nas aulas de produção textual da Educação Básica: uma prática consolidada no contexto pandêmico
Richard Max Bento Venceslau
Para mais informações: (81) 3183-5531 ou cienciajovem@espacociencia.pe.gov.br