Observatório Astronômico

O Observatório Astronômico do Alto da Sé foi construído próximo ao local onde teria sido descoberto um cometa pelo astrônomo francês Emmanuel Liais, em 1860. A construção, datada de 1896, serviria como local para estudos dos astros. Abandonado, o local transformou-se em estação meteorológica até ser reaberto pelo Espaço Ciência em 2004, quando foi instalada uma cúpula giratória. Hoje, além de oferecer uma vista das mais belas paisagens de Pernambuco, o local abriga exposições didáticas e tem monitores treinados que orientam a visita, guiam telescópios para as observações do céu, executam atividades didáticas como o Dominó das Estrelas ou oficina de montagem e lançamento de foguetes.

“A próxima fronteira”
A exposição temática “A próxima fronteira” em que os três pavimentos do Observatório estão ambientados nas etapas da exploração espacial (Lua, Marte e Universo) e outros equipamentos para o público compreender o universo de maneira interativa. Há uma equipe de monitores que orientam a visita e guiam telescópios para o céu (observação lunar, planetária, de aglomerados estelares, cometas e outros astros).

Horário de funcionamento
Com entrada gratuita, de terça-feira a domingo, das 16h às 20h e durante os principais eventos para observação de fenômenos celestes

Endereço: Rua Bispo Coutinho, s/n, Alto da Sé, Olinda, CEP.: 53120-130
Contato/Agendamento (para escolas e grupos maiores que 10 pessoas)
Fone: (81) 3183-5531