Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Semana dos Povos Indígenas no Espaço Ciência aborda a resistência e diversidade cultural

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

O objetivo da Semana, que acontece de 16 a 19 de abril, é desenvolver o tema a partir de atividades onde os visitantes aprenderão mais sobre o assunto em questão, além de refletir sobre a resiliência dos povos originários do Brasil

O Espaço Ciência celebra a Semana dos Povos Indígenas durante os dias 16 a 19 de abril em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, data que remonta ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940, em Patzcuaro, no México. Considerado um marco na história da luta pelos direitos e proteção dos povos indígenas das Américas, o evento reuniu representantes de diversas nações para discutir questões fundamentais para suas comunidades. A semana dos povos indígenas tem como temática “Agudjeweté – É tempo de retomar, resistir e avançar!. A palavra significa resistência em Tupi-Guarani.  

Aberto ao público, o evento busca refletir a resiliência e a luta constante dos povos indígenas por seus direitos e pela preservação de suas culturas ancestrais. Além disso, destaca importantes eixos temáticos que ajudam a compreender as influências dos povos indígenas sob diversas perspectivas, tais como território, cidadania, memória, tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo. Pela primeira vez, a Semana contou com uma curadoria especializada do Movimento da Juventude Indígena de Pernambuco em Contexto Urbano.

Durante a Semana dos Povos Indígenas 2024, diversas atividades, palestras, exposições e performances culturais estarão disponíveis para o público, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da preservação e valorização da cultura indígena.

No Brasil, o Dia dos Povos Indígenas foi oficializado em 1943 como “Dia do Índio” e, posteriormente, em 2022, foi oficialmente designado como Dia dos Povos Indígenas pela Lei 14.402. A escolha da data de 19 de abril visa reconhecer a importância cultural e étnica desses povos para a formação do país, além de promover a conscientização e o respeito pela diversidade étnica e cultural. 

No Nordeste do Brasil, Pernambuco se destaca por abrigar a 4ª maior população indígena do país, mostrando a diversidade e a importância dessas comunidades em todo o território nacional.

Últimas notícias

Skip to content