Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

 Pernambucaníssimas homenageia 30 mulheres pernambucanas

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

  Visando semear a memória e enraizar a identidade pernambucana, o evento deixa 

eternizadas mulheres importantes para Pernambuco

Em alusão ao Mês das Mulheres, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, através do Museu Espaço Ciência, em parceria com o Instituto Tecnológico das Cadeias Biossustentáveis (ITCBIO), realizou na manhã desta segunda-feira (1º), o Pernambucaníssimas, ação ambiental de plantio de mudas nativas que que homenageou 30 personalidades femininas escolhidas pelo ITCBIO, consideradas importantes para a ciência, cultura e história do Estado. São elas: Adalgisa Rodrigues Cavalcanti, Ana Luiza Ferreira, Arlete Salles Lopes, Bianka Cavalcanti de Carvalho, Carol Levy, Carol Virgínia Góis Leandro, Galba Maria De Campos Takaki, Geiseane de Ataide Gomes (Negra linda), Helen Jamil Khoury Asfora, Isabella Menezes de Roudão, Isnar de Moura, Janete Ferreira da Costa, Maria Madalena Correia do Nascimento (Lia de Itamaracá), Luciana Barbosa de Oliveira Santos, Maria Amélia de Queirós, Maria Aparecida Pedrosa Bezerra (Cida Pedrosa), Maria Camarão, Maria Curupaiti, Maria do Carmo Sobral, Maria Fernada Pimentel Avelar, Maria Jose de Sena, Maria José Dupré, Mirella Martins, Nádia Lapa, Naide Regueira Theodósio, Maria Consuelo Gama de Queiroga (Nena Queiroga), Priscila Krause Branco, Raquel Teixeira Lyra Lucena, Tânia Bacelar de Araújo, Tereza Costa Rego. “Essa homenagem é para reconhecer a importância dessas mulheres na sociedade, seja Estado, no Brasil e no Mundo. Sabemos que elas fazem a diferença. E, hoje, nada mais singelo, em um ambiente como o Espaço Ciência, plantando 30 árvores com o nome de cada uma delas.” Comentou a Presidente do ITCbio, Claúdia Lima. 

O evento encerrou a programação da Jornada da Água como uma oportunidade de reconhecer o legado deixado por essas mulheres. “São 30 mulheres mais que pernambucanas, da arte, ciência e cultura que estão sendo homenageadas com o plantio de diversas plantas que irão engrandecer ainda mais o nosso Espaço Ciência”, comentou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro. 

A gestora do Espaço Ciência, Manoela Lima, destacou que cada homenageada representa uma história de determinação, coragem e inovação. “Os seus feitos transcendem fronteiras e inspiram gerações futuras a sonhar, acreditar e conquistar. Neste dia, honramos não apenas as 30 mulheres homenageadas, mas todas as mulheres pernambucanas que contribuem diariamente para tornar nosso estado um lugar melhor, mais justo e mais vibrante. Que seus legados inspirem e guiem as gerações vindouras a alcançar novos horizontes e a escrever novas páginas da história de Pernambuco.”, disse 

O Pernambucaníssimas marca um momento de reconhecimento e empoderamento das mulheres pernambucanas em todas as esferas da sociedade. Que as mudas plantadas hoje no Espaço Ciência floresçam em um futuro de igualdade, diversidade e progresso para todos.

Últimas notícias

Skip to content