Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Solstício de Verão: entenda o fenômeno que marca o começo da estação mais quente

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

No dia 22 de dezembro, o Hemisfério Sul recebe o verão, estação com elevadas temperaturas e com o dia mais longo do ano e a noite mais curta. Esse fenômeno acontece quando um dos hemisférios da Terra atinge a sua máxima inclinação em relação ao Sol.

Astronomicamente falando, em qualquer planeta (não apenas na Terra), uma nova estação começa em um solstício ou um equinócio. Ambos os fenômenos naturais foram usados por nossos ancestrais para marcar o tempo por milhares de anos; e se tornaram a base para o calendário astronômico. 

LEIA TAMBÉM

Boletim Astronômico de Dezembro e Dia Nacional da Astronomia
29ª Ciência Jovem premia 18 projetos de escolas pernambucanas
Cerimônia de premiação do 8º Torneio Virtual de Ciência, acontecerá no dia 12 de dezembro

Vale lembrar que as datas dos solstícios e equinócios mudam a cada ano, então a duração das estações varia entre 89 e 93 dias, tornando difícil comparar dados sazonais. Para superar isso, meteorologistas e climatologistas criaram as estações meteorológicas, que dividem o ano em períodos de três meses baseados em padrões de temperatura anual. 

As estações do ano correspondem melhor ao nosso calendário civil e são mais consistentes, tornando muito mais fácil calcular estatísticas sazonais a partir de estatísticas mensais. Convenientemente, ambas são muito úteis para diversos fins, como agricultura e comércio.

Fig.1. Posição da Terra em relação ao Sol durante o solstício de verão no Hemisfério Norte

Fonte: Vito Technology, Inc.

O momento em que um dos hemisférios da Terra atinge sua máxima inclinação em direção ao Sol é chamado de solstício de verão naquele hemisfério. Neste dia, ele recebe a maior quantidade de luz solar, resultando no dia mais longo do ano. Em 22 de dezembro, teremos o dia mais longo e a noite mais curta.

É importante destacar que o eixo não é perpendicular ao plano orbital da Terra, mas está inclinado cerca de 23,5°. É por isso que, durante o ano, os pólos Norte e Sul se inclinam para o Sol em ângulos diferentes. 

Altas temperaturas 

Por vezes, se acha que o aumento das temperaturas na Terra, durante o verão, se dá porque o planeta está mais próximo do Sol (periélio), mas não é o que acontece. 

O aumento das temperaturas no hemisfério durante o verão acontece porque o hemisfério correspondente, está recebendo maior incidência solar, dada a angulação do eixo da Terra em relação ao Sol. 

Fig. 2. Incidência solar sob os diferentes hemisférios (norte e sul)

Fonte: Google Imagens, 2023. 

Curiosidades 

Lugares dentro dos círculos polares experimentam o Sol da Meia-Noite ou dia polar por alguns dias ou meses, quando o Sol não se põe.

Todos os planetas do Sistema Solar têm estações do ano porque todos têm inclinação axial. Apenas Mercúrio tem uma inclinação axial tão pequena que não podemos nem dizer quando uma estação termina e a próxima começa.

Últimas notícias

Skip to content