Nem só de blocos de rua se vive o Carnaval. Para marcar o período festivo, o Observatório Astronômico do Alto da Sé entra no clima carnavalesco e promove nesta sexta-feira (26), a partir das 16h, a primeira edição do Frevo na Lua, um evento que mistura ciência e manifestações culturais alusivos ao período festivo. Gratuito e aberto ao público, o momento vai ressaltar a relação da astronomia com o Carnaval.
A programação do evento conta com a observação solar e lunar com o uso de telescópios e máscaras que fazem referência a estética da La ursa, produzidas para a atividade. Além de permitir a contemplação do astro, a ação tem como objetivo pontuar a importância da lua para a definição da data da Festa de Momo. “A astronomia e o Carnaval estão interligados muito mais do que se imagina. Tudo começa pelas datas: o Carnaval tem uma data variável, dependendo de outra festividade, a Páscoa, que também é definida pela astronomia. A Páscoa marca o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia do Equinócio de Outono para o Hemisfério Sul e o de Primavera para o Hemisfério Norte”, explica Cleiton Batista, coordenador do Observatório.
Inspirado na música Frevo na Lua, do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, o evento conta ainda com a exposição do estandarte do bloco “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, e a mostra de bonecos gigantes de cientistas, como Albert Einstein e Nise da Silveira. Quem visitar o equipamento poderá visitar também o Ciência Móvel, um projeto que leva de forma itinerante experimentos científicos para apresentação fora do Espaço Ciência.
O Observatório Astronômico do Alto da Sé é um equipamento do Espaço Ciência, um museu interativo de ciência e tecnologia com áreas para contemplação, lazer e aprendizagem, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.
Serviço | Frevo na Lua
Data: Sexta-feira, 26 de fevereiro
Horário: Das 16h às 20h
Local: Observatório Astronômico do Alto da Sé – Rua. Bispo Coutinho, Carmo, Olinda