Espaço Ciência realiza atividades especiais para a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no EC

Atividades ocorrem de 14 a 20 de outubro e visam fortalecer o trabalho de popularização científica com perspectiva lúdica

De 14 a 20 de outubro, quem visitar o Espaço Ciência vai desfrutar de uma programação especial. Além de todas as atrações do Museu, haverá observação do eclipse solar anular, exposição Ciência em Casa, jogo RPG e Show da Química. Essas atividades fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em várias instituições por todo o estado e pelo Brasil, que traz em sua 20ª edição o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento visa fortalecer o trabalho de popularização científica com perspectiva lúdica realizada há anos pelo EC.

No estado de Pernambuco, a SNCT é coordenada pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE) e terá sua abertura oficial realizada no dia 16 de outubro, a partir das 9h30, com a mesa de diálogo ‘Quais as contribuições que o conhecimento científico pode trazer para o desenvolvimento sustentável?’, realizada no auditório da Secretaria.

Confira o terceiro desafio do 8º Torneio Virtual de Ciência

Após quase 10 anos, Espaço Ciência abre no Dia das Crianças, 12 de outubro, com atividades especiais

Eclipse solar: saiba como observar de forma segura

Programação da SNCT no Espaço Ciência:

Observação eclipse solar anular – 14h às 20h (Alto da Sé)/ 15h às 17h (EC)

*Apenas em 14/10

Divulgação (Espaço Ciência)

O público visitante do Museu poderá contemplar de forma gratuita o eclipse solar anular, tanto no EC quanto no Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda.

A abertura do Observatório será às 14h, a observação do Sol se inicia às 15h e o encerramento das atividades acontece às 20h. Além de telescópios, no local serão disponibilizadas máscaras carnavalescas, produzidas para observação do Sol com segurança.

Já no Espaço Ciência, a contemplação ocorre das 15h às 17h, na Praça do Pensador, onde se encontra uma réplica em fibra de vidro da escultura ‘O Pensador’, do escultor Rodin, e que fica próxima ao prédio administrativo do Museu. Vale lembrar que a última entrada acontece às 16h e a observação depende das boas condições meteorológicas do momento.

OFICINA ECLIPSE NA CAIXA – 13h30 e 14h30

Além da contemplação no eclipse, no sábado, 14 de outubro, os visitantes do Espaço Ciência participarão de uma oficina de produção de câmara escura (feita de caixa de papelão) para a observação do fenômeno.As câmaras escuras são consideradas a base das fotografias.

O experimento visa a projeção de imagens de objetos externos de forma invertida e é apropriado para observação do eclipse. A atividade acontece no Hall do Museu e conta com a distribuição de 20 fichas por horário.

Exposição Ciência em Casa – 8h às 12h/ 14h às 16h

Divulgação (Espaço Ciência)

Descoberta e aprendizado é o que os visitantes poderão experienciar nesta atividade que convida à percepção das ciências básicas em nosso cotidiano por meio do estímulo a um novo olhar para as práticas de sustentabilidade no dia a dia. A exposição consiste na representação de uma casa com seis ambientes: hall de entrada, sala, cozinha, quarto, banheiro e área de serviço.
Associada às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU, Ciência em Casa traz uma perspectiva de estímulo às mudanças de hábitos visando o bem da Terra, como por exemplo: o consumo de produtos menos poluentes na hora do banho, educação financeira para evitar o desperdício na cozinha e o consumo desnecessário bem como medidas simples para economizar energia e melhorar, inclusive a qualidade sono.

Jogo RPG – Crisol do equilíbrio: a jornada dos guardiões da natureza – 08h às 12/ 13h às 17h

Divulgação (Espaço Ciência)

Nesta forma de atendimento diferenciada, em estilo RPG (Role Playing Game), os visitantes irão passar pelas áreas do Museu e confrontar seus conhecimentos prévios através de uma narrativa interativa que segue uma ordem cronológica. O jogo dá sentido a história contada e promove imersão como os personagens da narrativa até o fim do jogo.

No jogo, a área Água se torna o reino de Aqualíria; Movimento se transforma no reino de Influmina; Percepção vira Ecofluxia; já Terra passa a ser Tenochtitlan e a área Espaço o reino de Solaris. Todos os reinos são protegidos pelos guardiões da natureza, que serão representados pelos monitores do EC.

Show da Química – 9h e 11h/ 14h e 16h

Divulgação (Espaço Ciência)

Nesta atividade aprendizagem e diversão são garantidas. Ela consiste na  utilização de experimentos químicos e físicos que são realizados por meio da interação dos monitores com os visitantes de forma lúdica.

Para mais informações:contato@espacociencia.pe.gov.br ou (81) 3183-5524/(81) 3183-5531