Espaço Ciência promove maratona de inovação entre as escolas públicas

Professores e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio poderão se inscrever a partir do dia 05 de março

O IdeiatEC, antigo Torneio Virtual de Ciência, chega com uma nova proposta, oferecendo uma emocionante jornada de criatividade e inovação ao longo de cinco desafios temáticos. Realizada entre os meses de março e dezembro, esta maratona visa estimular os participantes a pensar de forma criativa, desenvolvendo soluções práticas para desafios tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, enquanto promove a participação ativa de professores e alunos das escolas públicas de Pernambuco.

As inscrições para o IdeiatEC estarão abertas de 5 a 26 de março de 2024 e são totalmente gratuitas. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário eletrônico disponível tanto pelo link disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/1WrVpcCqMp4oknn5n53mYX8R4gwI1ziR2r68Ba0mNSqw/edit., quanto pelo link da bio do Instagram do Espaço Ciência (https://www.instagram.com/espacocienciape/). Poderão participar professores e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio. Cada escola poderá inscrever até 4 equipes, sendo uma em cada série (8º e 9º do Ensino Fundamental II e 1º e 2º ano do Ensino Médio), cada time deverá ser composto por 2 (dois) professores orientadores e 8 (oito) alunos da mesma série. Um mesmo professor pode orientar até 2 times.

Serão disponibilizadas 30 vagas por ano escolar, totalizando 120 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Todos os estudantes dos níveis Fundamental II (8º e 9º ano) e Médio (1º e 2º ano) de instituições públicas em todas as regiões do estado são incentivados a participar.

Antes do início da maratona, os professores participarão de uma capacitação fornecida pela equipe de inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. Esta sessão, agendada para o dia 29 de março de 2024, fornecerá instruções e orientações sobre o desenvolvimento dos projetos.

A maratona em si ocorrerá de forma virtual através da plataforma Microsoft Teams, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Espaço Ciência no Youtube. Esta abordagem garante amplo acesso a todos os participantes, independentemente da localização geográfica.

Para mais informações sobre o IdeiatEC, consulte o regulamento completo clicando aqui!