Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Inscrições para o Programa Futuras Cientistas vão até 04 de setembro

Podem participar da iniciativa nacional, alunas do 2º ano do Ensino Médio e professoras do Ensino Médio de redes públicas estaduais de educação

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

Com o intuito de reverter a baixa presença feminina na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, o Futuras Cientistas, o programa de gênero do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), abriu inscrições para a edição nacional da sua próxima Imersão Científica, em 2024. Segundo dados da UNESCO, no Brasil, as mulheres ocupam apenas 31% das vagas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Meninas e mulheres interessadas em participar devem fazer seu cadastro até o dia 4 de setembro de 2023, através do site: https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas.

Quem pode participar?

Podem participar da iniciativa tanto alunas do 2º ano do Ensino Médio quanto professoras do Ensino Médio que pertençam às redes públicas estaduais de educação. 

Ao todo são oferecidas 470 vagas para todo o Brasil, com 10% das oportunidades destinadas a pessoas com deficiência. Do total, 160 vagas são para alunas matriculadas em escolas regulares e outras 160 vagas para estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. 

As estudantes contempladas recebem um auxílio mensal no valor de R$ 483,00 (quatrocentos e oitenta e três Reais), fornecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de kit com os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho. As docentes ocupam as 150 vagas restantes.

CRONOGRAMA – A Imersão Científica é a primeira etapa do programa Futuras Cientistas e inclui na programação atividades práticas em laboratórios dos centros de pesquisa parceiros, aulas remotas e palestras temáticas. 

Os grupos de trabalho são monitorados por especialistas e as atividades são realizadas em conformidade com as metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em favor da equidade de gênero (ODS 5), bem como a missão institucional do CETENE/MCTI de promoção ao acesso e à popularização da Ciência no Nordeste e no Brasil. 

Além da Imersão Científica, o Futuras Cientistas é composto de outras três etapas, que serão realizadas ao longo de 2024: banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mentoria e estágios supervisionados.

FUTURAS CIENTISTAS – Idealizado pela pesquisadora Giovanna Machado e criado em 2012, o programa Futuras Cientistas passou a ter alcance nacional em 2022, contemplando um total de 675 estudantes em todas as regiões do país. 

A mudança de patamar ocorreu após uma década de atuação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Estima-se que, em média, cerca 70% das participantes da iniciativa são aprovadas no vestibular e, desse total, em torno de 80% escolhem áreas de STEM. Devido a suas contribuições, o Futuras Cientistas foi agraciado em 2022 com o Prêmio LED – Luz na Educação, promovido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Rede Globo e conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Consulado dos EUA, no Recife.  

CONTATOS 

Assessoria de Comunicação CETENE: (81) 3334-7217 – ascom@cetene.gov.br 

Gláucia Bruce (81) 99842-1521 – glaucia.bruce@cetene.gov.br 

Últimas notícias

Skip to content