Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Você sabe o que é uma chuva de meteoros lirídeos?

Lyrids ou Lirídeos é uma chuva de meteoros, associada ao C/1861 G1 (Thatcher), um cometa periódico (415 anos), descoberto em 4 de abril de 1861 pelo astrônomo norte-americano A. E. Thatcher, em Nova York.

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

Por Cleiton Batista*

Lyrids ou Lirídeos é uma chuva de meteoros, associada ao C/1861 G1 (Thatcher), um cometa periódico (415 anos), descoberto em 4 de abril de 1861 pelo astrônomo norte-americano A. E. Thatcher, em Nova York.

Essa chuva de meteoros é visível no período de 19 a 24 de abril, com seu máximo nas proximidades do dia 21 de abril. Neste ano, atinge o seu máximo, entre o final da noite do sábado (22) e madrugada do dia 23 (domingo). Seu radiante, situa-se a cerca de 8º a oeste da estrela Vega (constelação da Lira).

Além de ser constituída de meteoros brilhantes, possui uma frequência de 12 meteoros por hora a uma velocidade média de 48 km/s. Há registros de um enxame (meteoro provocado por meteoroides que atingem a atmosfera em grande quantidade em poucas horas), há 2.500 anos.

A fase da Lua ajudará na observação dos meteoros, por está na fase Crescente, com apenas 5% do seu disco iluminado. O radiante (centro de uma pequena área do céu, do qual, parecem provir os traços dos meteoros) é na constelação de Hércules, constelação visualmente próxima da Lira.

Imagem de um gráfico de visibilidade, mostrando o pico da visualização da chuva de meteoros na madrugada do dia 23. Imagem gerada pelo software livre Stellarium.

Para quem for observar, o ideal é começar a partir das 22h30, em locais com baixa poluição luminosa, e olhar para a direção nordeste (entre o norte e leste), onde também estará visível a estrela Vega (alfa da constelação da Lira).

A utilização de aplicativos para smartphone, como Stellarium, Skymap, Skyview, StarWalk 2, podem auxiliar na localização. As observações de meteoros, são também, um evento democrático, por não necessitar de equipamentos sofisticados, sendo ideal, a observação a olho nu.

Então, agora é só escolher o local, torcer pro tempo está favorável, e olhar para o céu, porque, apesar do radiante ser direcionado para um ponto cardeal, pode-se avistar as “estrelas cadentes”, de outras partes do céu.

Mas, e você, já se perguntou, o que é um meteoro?

Meteoro é a luz e os fenômenos físicos associados (calor, choque, ionização), que resultam da entrada de alta velocidade de um objeto sólido do espaço em uma atmosfera gasosa.

O fenômeno do meteoro pode ser causado por um asteroide, um cometa, ou qualquer matéria sólida com a combinação apropriada de velocidade, massa e com caminho livre em uma atmosfera planetária.

Os meteoros podem ocorrer em qualquer planeta ou lua que tenha uma atmosfera com densidade suficiente para causar o evento.

*Cleiton Batista, especialista em Ensino de Astronomia – Núcleo de Educação do Espaço Ciência

Últimas notícias

Skip to content