Torneio Virtual de Ciência: último dia para envio dos vídeos do primeiro desafio

Termina nesta segunda (12), às 23h59, o prazo para envio dos vídeos referentes ao primeiro desafio proposto aos participantes da 8ª edição do Torneio Virtual de Ciência (TVC): desenvolver um produto alimentar que possa contribuir no combate à desnutrição. A equipe pode explorar o reaproveitamento de alimentos, como cascas, talos, caroços e raízes, visando a sustentabilidade. E, como sugestão, utilizar pelo menos dois ingredientes alimentares, sendo um deles típico da região em que vivem. Os vídeos devem ser enviados por meio do formulário: https://forms.gle/uVLVmYUtVu2gMKhcA .

Os critérios de avaliação são:

Criatividade/originalidade
Domínio do conteúdo / apresentação do desafio
Qualidade da pesquisa, experimentação/demonstração
Adequação do vídeo (qualidade de áudio/imagem e cumprimento do tempo de até 3 min)

CONFIRA O REGULAMENTO AQUI

A realização deste desafio segue uma das orientações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecido pela ONU que compõe a agenda de 2030 – “Fome Zero e Agricultura Sustentável”. O legado dos médicos e pesquisadores pernambucanos Nelson Chaves e Naíde Teodósio inspira o primeiro desafio do 8º Torneio Virtual de Ciência. Chaves abandonou a medicina para se dedicar à pesquisa em nutrição, criando o “nutriente V”, um alimento à base de feijão, farinha de milho, cálcio e vitaminas – com o objetivo de combater os efeitos da desnutrição infantil.

Já Naíde Teodósio se destacou na pesquisa e desenvolvimento do suplemento Prothemo, criado à base de farinha de trigo, clara de ovos e hemácias (glóbulos vermelhos) de sangue bovino, com o objetivo de combater as consequências da desnutrição e da anemia em crianças e mulheres grávidas.

As inscrições para o TVC permanecem abertas o último dia para o envio do vídeo do primeiro desafio (12/6). Embora na inscrição apenas cinco alunos representem cada grupo, é importante que toda a turma participe. As escolas podem inscrever até cinco equipes – uma de cada série do Fundamental 2 e do Ensino Médio.

“Caso haja mais de uma turma na mesma série, é importante que o professor orientador reúna estes alunos para trabalharem de forma integrada”, explica Arthur Lima, representante do Espaço Ciência e coordenador do TVC.

O processo, desde a pesquisa até a realização do experimento ou demonstração, deve ser registrado em um vídeo de até três minutos e enviado por meio de um formulário específico. Os vídeos serão avaliados pela equipe técnica do Torneio e também serão compartilhados na fanpage no Instagram do evento.

Aqueles que alcançarem maior visibilidade nas redes sociais receberão uma pontuação extra, variando de 0,5 a um ponto. A cada desafio, os melhores vídeos e os que tiverem maior alcance nas redes sociais receberão um selo digital.

Os vídeos serão postados nas redes sociais do Torneio no dia 15 de junho e será considerado o alcance e interação obtidos de 15 a 22 de junho. O alcance é uma ferramenta do Instagram e do Facebook, que avalia a interação com a postagem (visualizações, comentários, curtidas, etc) a partir de diferentes perfis. A equipe de organização não tem qualquer interferência nos dados medidos pela ferramenta.

As notas serão divulgadas no dia 23 de junho, quando as equipes com maior pontuação técnica e vídeos de maior alcance terão seus selos digitais divulgados nas redes.