Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Semana Nacional dos Museus: ciência e cultura popular em harmonia no Espaço Ciência

A ciência e a cultura popular se encontraram no Espaço Ciência. O Boi de Mainha do Ibura encerrou o seminário "Patrimônios Naturais: História, biodiversidade e identidade"

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

A ciência e a cultura popular se encontraram na manhã desta quinta-feira (18) no Espaço Ciência de Pernambuco. O Boi de Mainha do Ibura, bairro popular da Zona Sul do Recife, encerrou o seminário “Patrimônios Naturais: História, biodiversidade e identidade”. O evento integrou a programação do EC, dentro da 21ª Semana Nacional dos Museus. A agremiação foi uma das vencedoras do Carnaval do Recife 2023 e é liderada por Valter Libânio, um dos palestrantes do encontro.

Vavá, como é mais conhecido, também desenvolve trabalho de conscientização e preservação da mata do Engenho Uchôa – um reduto de vida silvestre que corta onze bairros do Recife e que integra o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC). 

Além de destacar a importância da interação entre a cultura popular e a ciência ocorrida no evento organizado pelo EC, ele falou sobre a relação da arte com a conscientização ambiental. “O Boi só existe porque tem o apoio da comunidade. E é, a partir daí, que a gente parte para defesa de algo maior: o meio ambiente, a mata, a reserva, que é nosso pulmão”.

Em sua exposição aos estudantes que lotaram a plateia, a arquiteta, urbanista e atual presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, Zenaide Nunes, citou o legado de Chico Science. Para ela, o artista foi um pensador que refletiu, por meio das suas músicas e letras, sobre a natureza, a sociedade e a respeito da forma como os seres humanos ocupam os territórios.

“Uma das frases dele que me emociona é quando ele diz: ‘A gente se organizando pode desorganizar’. A população de baixa renda, que ocupa os piores lugares, precisa se organizar para morar bem, de existir, como está na Constituição. Chico Science é atual e precisamos nos apropriar do pensamento dele”, finaliza Zenaide.

Na mesa, Zenaide Nunes, Fabiana Carmo e Vavá. Foto: Paulo André / Espaço Ciência

Corrida Atômica

Neste domingo (21), às 8h, o Espaço Ciência promove a primeira edição da “Corrida Atômica”. A competição encerra a programação do EC montada para a 21ª Semana Nacional dos Museus. Ela será disputada na área interna do local, numa distância que compreende duas voltas completas, com largada a partir do portal de entrada do museu até a recepção, totalizando um percurso de três quilômetros (3 km).

A Semana Nacional dos Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem programação em locais de todo o País. No Espaço Ciência, a Semana tem apoio do Jardim Botânico do Recife e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

VEJA TAMBÉM

Assista a entrevistas com Vavá e Zenaide Nunes

Espaço Ciência promove corrida e seminário durante a Semana Nacional de Museus

 

Últimas notícias

Skip to content