Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Secti/PE abre edital para identificar as dificuldades enfrentadas pelas instituições do Estado

Até 7 de junho, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) mantém abertas as inscrições para o Mapeamento de Desafios de Pernambuco, edital de submissão de problemas, necessidades ou demandas do setor público ou privado para a construção de soluções inovadoras que melhorem a eficácia dos setores estratégicos do Estado

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

O Mapeamento de Desafios de Pernambuco está com inscrições abertas até 7 de junho, no site da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Até 7 de junho, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) mantém abertas as inscrições para o Mapeamento de Desafios de Pernambuco, edital de submissão de problemas, necessidades ou demandas do setor público ou privado para a construção de soluções inovadoras que melhorem a eficácia dos setores estratégicos do Estado. As informações sobre as inscrições do mapeamento, que é conduzido pela Usina Pernambucana de Inovação, hub pernambucano de inovação, estão disponíveis no site secti.pe.gov.br/editais

A iniciativa busca conhecer mais sobre as dificuldades enfrentadas pelas instituições do Estado e proporcionar mecanismos para a construção de soluções que melhorem o planejamento das políticas de inovação e aumentem a eficácia da atuação dos órgãos e empresas.

“Tem um desafio muito interessante, do setor da piscicultura, que é ‘Como podemos promover o aproveitamento integral do pescado?’. Esse é um exemplo muito bom de desafio que chegou a partir de uma pergunta e dá ideia pra gente de qual é o problema, a dor que deve ser respondida. Outro desafio que eu gosto muito é ‘Como podemos promover empatia nas escolas de maneira lúdica e gamificada?”, cita o diretor de Inovação da Secti/PE, Hugo Medeiros. 

O gestor do Lócus de Inovação em Eletroeletrônicos na Universidade de Pernambuco (UPE), Paulo Hugo, foi um dos selecionados do edital de Mapeamentos de Desafios em 2021. Ele trouxe a proposta de melhorar a gestão de recursos de água e energia em prédios públicos, a partir do uso de tecnologias habilitadoras. “É um problema que identificamos no nosso prédio na UPE e em outras unidades públicas. Nosso objetivo era encontrar um modelo de gestão que não fosse caro e se tornasse um serviço utilizável nos órgãos públicos, se adaptando às suas diversas peculiaridades”, explicou.

Para Paulo, o mapeamento é muito significativo, pois “permite que diferentes atores que estão vivendo diferentes situações e enxergando as coisas de forma plural consigam levar os desafios para ambientes e pessoas que querem resolver e gerar resultados eficientes e econômicos”, completou. 

OFICINAS – Para os interessados em submeter uma proposta no Edital de Consulta Pública para Mapeamento de Desafios de Inovação, para o Programa de Apoio às Startups Pernambucanas (Pró-startups Desafios) e outras ações de inovação aberta da Secti/PE, mas está com dificuldade de formatar o desafio, a Diretoria de Inovação da Secretaria promove um giro pelos órgãos públicos e empresas privadas interessados em participar.

Confira a programação das oficinas: 

Secretaria de Educação – 01.06 (quinta), 9h, Av. Afonso Olindense, 1513, Várzea

Fundarpe – 01.06 (quinta), 14h, Rua da Aurora, 463, Boa Vista

Secretaria de Planejamento e Gestão – 06.06 (terça), 9h, Rua da Aurora, 1377 – Santo Amaro 

Secretaria da Fazenda – 07.06 (quarta), 14h, Edf. San Rafael, 1186, Dantas Barreto

Mais informações: usinapedeinovacao@gmail.com ou pelo telefone: (81) 3183-5590.

VEJA MAIS

Secti-PE é reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação Pública de PE

 

Últimas notícias

Skip to content