Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Equipe de alunos da Escola Técnica Estadual de Palmares anima Espaço Ciência com corrida de robôs 

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

O Espaço Ciência realizou, nesta quinta-feira, 03.08, a Robot Race (Corrida de Robôs Lego Mindstorms NXT – 2006). O evento de educação tecnológica aconteceu na área Espaço do Museu e reuniu estudantes de 15 a 17 anos do Projeto Robótica & IOT da Escola Técnica Estadual de Palmares (ETE Palmares), que é focado em robótica, Internet das Coisas, e realizado no Laboratório Espaço 4.0 da escola.

Os participantes Katellyn Vitória Gomes, João Guilherme Silva, José de Melo Bisneto, Kauhan Douglas Miranda e o monitor Thalys Roberto Rodrigues, do 1º e 2º ano do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, competiram com seus próprios robôs – controlados via Bluetooth pelo celular – criados a partir do conjunto Lego Mindstorms NXT, linha voltada para a educação tecnológica. A competição contou com a torcida dos alunos da Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barretto, Igarassu, que aplaudiram a demonstração das habilidades de engenharia, programação e trabalho em equipe dos competidores. 

A aluna Katellyn Vitória Gomes, que construiu seu robô em apenas dois dias, foi a grande campeã da corrida. “É muito gratificante participar junto com meus amigos e professor. Foi um sonho que finalmente deu certo, estou muito feliz.”, destacou. Ela contou como se sente por ser a única negra da equipe: “Me sinto honrada com a responsabilidade de representar meninas negras que infelizmente não podem estar aqui. Robótica deveria ser algo acessível para todos, é algo legal e leve de trabalhar”, concluiu. Katellyn foi campeã também em um minicurso realizado no Laboratório Espaço 4.0 SmartLab da ETE Palmares sobre técnica de montagem e controle dos robôs. 

O diretor de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), Hugo Medeiros, falou da importância da ação. “Graças a essa ação de divulgação de inovação no Espaço Ciência, atendemos cerca de 50 crianças e adolescentes que nunca tinham interagindo com robótica. É muito importante que se tenha espaços para vivenciar  na prática”, ressaltou. 

O professor de Lógica de Programação do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, Alberto Alves Fraga, destacou a importância da corrida ser realizada no Espaço Ciência. “Vir pra cá demonstra que a tecnologia e os robôs estão na atualidade. O desenvolvimento da Inteligência Artificial estimula os alunos a serem propagandistas do próprio projeto e pesquisas. Dá uma noção do que eles podem construir no futuro, ou seja, que não há limites.” Alberto é coordenador do Projeto Robótica & IOT na ETE Palmares.  

Espaço 4.0 – É uma política pública implementada pela Secti/PE em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco. Atualmente, os espaços estão presentes em 25 escolas técnicas do Estado com o objetivo de levar ciência, tecnologia e inovação à educação básica. A ideia é embarcar um centro de inovação nas escolas, oferecendo instrumentos, kits para criação, formação para os professores, além de bolsas para monitorias e gestão do local. O Espaço 4.0 da ETE Palmares conta com robótica com Lego, tecnologias na área de eletrônica, internet das coisas, ferramentas manuais e elétricas, além do desenvolvimento de aplicativos. 

Últimas notícias

Skip to content