Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Inscrições abertas para a 31ª Ciência Jovem, uma das maiores feiras de ciências do país

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

Estão abertas, de 16 de junho a 15 de agosto de 2025, as inscrições para a 31ª edição da Ciência Jovem, feira de ciências pernambucana que se consolida como uma das mais importantes do Brasil. O evento reúne projetos escolares de todos os estados do país e também de outras nações, promovendo a troca de experiências e o incentivo à pesquisa desde os primeiros anos da formação escolar. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo seguinte link: https://forms.gle/Y8WgLYVBGtkk6rWx8 

Realizada anualmente pelo Espaço Ciência, museu interativo vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), a feira acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro em dois polos: no Museu Cais do Sertão e nas ruas do Recife Antigo.

Protagonismo infantil, ciência na rua e cidadania em foco

A 31ª edição da feira traz mudanças significativas. Uma das principais inovações é a reorganização das categorias conforme as etapas de ensino, promovendo uma avaliação mais justa e condizente com o nível de desenvolvimento dos participantes. Pela primeira vez, a Educação Infantil terá uma categoria exclusiva. “É uma conquista muito importante. As crianças de até cinco anos possuem um ritmo de desenvolvimento diferente daquelas que já estão no Ensino Fundamental I. Reconhecer isso é valorizar o protagonismo infantil e garantir que todas as faixas etárias sejam contempladas com respeito às suas especificidades”, destaca o diretor de Sensibilização e Difusão Científica do Espaço Ciência, Diogo Lopes de Oliveira.
Outra novidade é o projeto “Ciência Jovem na Rua”, que leva parte da programação para um espaço aberto no Recife. Os trabalhos serão apresentados em ruas temáticas, organizadas a partir de grandes temas transversais: Paz, Saúde, Mudanças em Pernambuco, Natureza, Projeções para o Amanhã e Diversidade. A proposta é estreitar o contato com a população, democratizar o acesso ao conhecimento e aproximar ainda mais ciência e sociedade.
Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricelia Montenegro, as mudanças reforçam o compromisso do Governo com a popularização científica. “A Ciência Jovem já é um patrimônio da nossa educação científica. Esta edição fortalece ainda mais o papel da feira como um espaço de inclusão, inovação e construção coletiva do saber. Ao ocupar as ruas, ao abraçar a infância e ao dialogar com a cidadania, o evento se mostra mais vivo e necessário do que nunca”, afirma.
Estudantes e professores de todo o país podem submeter seus projetos até o dia 15 de agosto, exclusivamente através do formulário: https://forms.gle/Y8WgLYVBGtkk6rWx8

A 31ª Ciência Jovem promete ser uma edição histórica, marcada pela inovação, diversidade e compromisso social.

Últimas notícias

Skip to content