Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Formação patrimonial é realizada no Espaço Ciência 

Ação faz parte da 16ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, realizada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

Aconteceu na manhã da última terça-feira, 15/08, no Laboratório do Espaço Ciência, uma ação formativa destinada a mediadores de museus. Com o tema ‘Patrimônios Naturais: território, biodiversidade e comunidades’, a iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência  Tecnologia e Inovação (Secti-PE), por meio do Espaço Ciência, faz parte da 16ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, realizada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE).

Além da participação dos monitores do turno da manhã do EC, estiveram presentes na formação Josenilda Maria da Silva, representante da Rede de Museus de Pernambuco (Remupe); Francisca Juscizete Queiroz de Lima, representante do Museu Louis Jacques Brunet, da Escola Ginásio Pernambucano; Maria Eduarda Belém, representante da Torre Malakoff e Taciana Cássia Santos Bezerra, representante da Ecoassociados.

Foto: Paulo André Teixeira

Estiveram à frente da formação: Amanda Paraíso, técnica da Diretoria de Ciência e Difusão Científica de Pernambuco; Ícaro Cordeiro Cavalcanti, Núcleo de Museologia do EC e Fabiana do Carmo, líder do Núcleo de Educação Museal.

“As discussões durante a formação foram muito interessantes, com diversas colocações dos profissionais e estudantes, que geraram debates e debruçaram novos olhares para  diferentes formas de interpretar os conceitos de patrimônio”, comentou Ícaro Cordeiro Cavalcanti.

Educação museal, interatividade em museus, falta de educação científica nas escolas, inserção de comunidades do entorno, direito à memória e a diferença entre museu de ciência, centro de ciência e museu de exploração, foram os principais pontos discutidos na formação; que contou também com um breve momento para debate.

Últimas notícias

Skip to content