O Espaço Ciência promoveu, nesta terça-feira (11), uma programação especial em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O evento reuniu um público diverso, com o objetivo de destacar o papel fundamental das mulheres na produção científica e fomentar reflexões sobre a igualdade de gênero na área.
Ao longo do dia, os visitantes puderam participar de oficinas, palestras e atividades interativas que abordaram as contribuições históricas e atuais de mulheres cientistas. A programação, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 10 da ONU, reforçou o compromisso do Espaço Ciência com a inclusão e o empoderamento feminino na ciência e tecnologia.
A secretária executiva de estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação, Teresa Maciel, enfatizou a importância de criar espaços de discussão e aprendizado que incentivem a participação feminina na ciência, contribuindo para um futuro mais igualitário e inovador. “Para promover uma transformação social com resultados concretos e alcançar a equidade de gênero, é fundamental atuar desde a base. Por isso, iniciativas como essa do Espaço Ciência são tão importantes, elas incentivam as meninas a perceberem que há espaço para elas na pesquisa e na ciência, inspirando-as a se tornarem futuras cientistas e pesquisadoras de referência”, ressaltou.
Dentre as atividades, a visita “Mulheres que Mudaram a História” permitiu ao público explorar a trajetória de mulheres que revolucionaram diferentes campos do conhecimento. A oficina “Descomplicando Raízes Quadradas: A Regressão de Júlia” chamou a atenção ao apresentar uma abordagem inovadora criada por uma menina de 11 anos para calcular raízes quadradas, incentivando a curiosidade matemática entre as participantes. Outro destaque foi o “Show da Química – A Química é Feminina!” também encantou o público com experimentos científicos conduzidos por monitoras, destacando o protagonismo das mulheres na área.
A visitante Agatha Lima, de 13 anos, compartilhou sua experiência no evento. “Achei a experiência muito interessante, porque já tenho um grande interesse pela química e pela ciência. Além disso, considero fundamental a presença das mulheres nesse campo”, pontuou.