O evento acontece de 18 a 21 de novembro com palestras, oficinas e uma exposição interativa.
De 18 a 21 de novembro, o Espaço Ciência, museu interativo localizado em Olinda, dará início à Primeira Semana da Ciência Quântica, um evento voltado a aproximar o público dos conceitos mais intrigantes da teoria quântica e de suas aplicações no mundo contemporâneo. A programação reúne palestra, atividades educativas e a inauguração de uma nova exposição temática, que permanecerá em cartaz após o encerramento da semana.
A abertura oficial acontece nesta terça-feira (18) com a palestra “Spintrônica: o futuro da tecnologia de informação quântica”, com o Professor Dr. José Holanda da UFRPE e a Mestra em Engenharia Física e pesquisadora em física quântica da UFPRE, Luana Hildiver, que abordará como o spin dos elétrons, uma propriedade fundamental da física quântica que vem sendo utilizado no desenvolvimento de dispositivos eletrônicos mais potentes, rápidos e eficientes. Outro destaque da programação é a exposição “Quantum: Da Descoberta à Revolução Tecnológica”, que apresentará ao público a evolução dos estudos quânticos desde suas origens, no início do século XX, até os impactos atuais em áreas como comunicação, medicina, computação e energias renováveis.
Para o diretor da Diretoria de Ciência e Difusão Científica, Diogo Lopes de Oliveira, a exposição reforça o papel do Espaço Ciência como referência nacional na popularização do conhecimento. “A física quântica está presente em praticamente todas as tecnologias que usamos no dia a dia. Nosso objetivo é mostrar que a ciência não é algo distante, mas uma construção humana fascinante, cheia de descobertas e possibilidades. ‘Quantum’ é um convite à curiosidade, à reflexão e ao encantamento com o poder da investigação científica”, destaca o diretor.
A mostra traz experimentos interativos, conteúdos visuais e módulos educativos que convidam o visitante a explorar conceitos como dualidade onda-partícula, superposição, entrelaçamento e o comportamento probabilístico da matéria.“A curadoria buscou criar uma jornada imersiva, na qual o público não apenas observa, mas experimenta. A ideia é que cada pessoa saia daqui com uma nova percepção sobre a física quântica e seu impacto no mundo”, complementou o Museólogo Victor Xavier.
Embora a Semana da Ciência Quântica se encerre no dia 21, a nova exposição permanecerá aberta ao público por tempo indeterminado, garantindo que pessoas que não puderem participar das atividades desta edição tenham a oportunidade de visitar o conteúdo posteriormente. A iniciativa reforça a missão do Espaço Ciência de democratizar o acesso ao conhecimento científico e estimular o interesse pela física e pela tecnologia entre estudantes, professores e visitantes de todas as idades de forma gratuita.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS:
18/11 das 13h às 16h, Entanglion: explorando o mundo da Computação Quântica
Descrição:Nesta oficina, os participantes, com a participação especial da Liga de Computação e Informação Quântica da UFPE, poderão explorar o jogo de tabuleiro Entanglion, uma divertida forma de compreender os princípios da computação quântica.
Público: Fundamental II e Médio
19/11 das 08h às 12h , Verdade ou fake: O que de Fato é Quântico?
Descrição:Nesta oficina, os participantes irão distinguir, de forma lúdica, notícias verdadeiras e falsas sobre a teoria quântica, refletindo sobre a importância do rigor científico e os impactos das fake news na ciência.
Público: Fundamental I, II e Médio
19/11 das 13h às 16h, Fogo colorido e transições eletrônicas.
Descrição: Na oficina, os participantes observarão chamas coloridas geradas pela queima de sais metálicos e descobrirão como as cores se relacionam às energias dos fótons emitidos nas transições eletrônicas.
Público: livre
21/11 das 08 às 12h e 13h às 16h, Refletindo sobre Dualidade Onda-Partícula, Construindo um Agamógrafo.
Descrição: Na oficina, os participantes irão construir um agamógrafo, objeto que revela imagens diferentes conforme o ângulo de visão, e refletir sobre a dualidade onda-partícula, princípio fundamental da mecânica quântica.
Público: Fundamental I, II e Médio