“Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”. Este é o tema do Dia Mundial da Água definido pela ONU para 2023. O Espaço Ciência preparou uma programação especial para celebrar esse que é um dos elementos mais importantes para a manutenção da vida em nosso planeta. De 21 a 31 de março, acontece a 1a Jornada da Água, com uma série de atividades gratuitas e abertas ao público. A abertura ocorre nesta terça (21), às 8h, com participação de Suzana Montenegro, presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).
Além da Apac, a Jornada da Água conta com o apoio da ASA Indústria, que vai realizar coletas solidárias de óleo, por meio do programa Mundo Limpo – Vida Melhor. A ação tem como objetivo a promoção de ações educativas e a redução do impacto ambiental provocado pelo descarte inadequado do ódelo de fritura.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro; por esse motivo, o evento ficou conhecido como Rio-92. Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
A data comemorativa é uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional de água. A cada ano, a ONU escolhe um tema diferente para ser discutido que corresponde a um desafio atual ou futuro.
Funcionamento do Espaço Ciência nos fins de semana
A partir do dia 25 de março, o Espaço Ciência volta a receber visitas aos sábados e domingos, durante o perído das 13h às 17h – com entrada até as 16h. O acesso é gratuito e, para grupos até 15 pessoas, não é necessário fazer agendamento. Para grupos acima desse número, é preciso preencher o formulário no link: encurtador.com.br/jkpJX .
SERVIÇO
Abertura Jornada da Água 2023 – área da administração
21/03, 8h
8h30 – Falas institucionais:
Presidenta da Agência Pernambucana de Águas e Clima, Suzana Montenegro;
Gestora do Espaço Ciência, Manoela Lima
Museóloga, mestra e doutoranda em Museologia e Patrimônio
Programação Geral
Jornada da Água
De 21 a 31 de março
Terça à sexta – 8h às 12h e das 13h às 17h
Sábados e domingos – 13h às 17h
Entrada até 16h
21 e 28/03 – Circuito Aquático
Com avaliação da qualidade da água do manguezal Chico Science
22 e 29/03 – De olho no óleo
Simulação de retirada de óleo dos oceanos e mares utilizando materiais do cotidiano
23 e 30/03 – Espaço Mangal
Oficina que alinha temas de Biologia, Química e Física e demonstração de experimentos
24 e 31/03 – Filtro de flocos
Experimento que demonstra o processo de tratamento de água utilizando biomassa