Espaço Ciência exibe vídeos educativos da Universidade das Crianças, da UFMG

Os conteúdos são produzidos a partir de perguntas feitas por crianças em encontros realizados pela equipe da UC

É com muita alegria e satisfação que a gente anuncia a parceria com a Universidade das Crianças (UC) . O projeto, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trabalha com crianças em oficinas e na produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros.

O UC é coordenado por Débora d’Ávila Reis, professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, e conta com a participação de artistas e cientistas, professores e alunos de alunos de pós-graduação e de diversos cursos de graduação da UFMG.

Convidamos vocês a viajarem pelo fascinante mundo da ciência, aqui no nosso Instagram, todas as sextas-feiras, por meio das animações produzidas pela Universidade das Crianças.

Os vídeos são produzidos a partir de perguntas feitas por crianças em encontros realizados pela equipe da UC – sobre corpo humano, animais, plantas, astronomia e outros assuntos.

DE ONDE VEM A ÁGUA DO RIO?

Aproveitando que estamos perto do Dia Mundial da Água, estreamos com o episódio: “De onde vem a água do rio?”.

Oi, pessoal! Vocês já foram pescar, já descansaram à beira de um rio ou já nadaram em um? Já pararam para pensar de onde vem a água que faz os rios?

Bom, o Rubem, de seis anos, já. Ele mora em Braga, uma cidade que fica no norte de Portugal, e por lá existem mesmo muitos rios! O Cávado, o Douro, o Mondego e o Tejo são apenas alguns exemplos.  “Veja o que o geógrafo e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Bernardo Machado Gontijo disse sobre o assunto:”

“Você sabia que os rios são como pessoas? Eles também nascem, vivem e morrem: brotam das nascentes, descem cachoeiras, passam por baixo de pontes, atravessam cidades, nos trazem peixes, carregam os nossos barcos e finalmente morrem no mar. Mas isso não termina aí. Assim como o sol nasce todos os dias pela manhã e morre à noite, os rios também vivem um ciclo sem fim.

E a isso damos o nome de ciclo da água: a gente nem percebe, mas toda a água líquida que existe no planeta está sempre evaporando. Esse vapor sobe muito, muito alto, até lugares bem frios na atmosfera. Esse frio faz o vapor virar gotinhas, formando nuvens, que são carregadas pelo vento. Nesse caminho, elas vão se encontrando com mais e mais gotinhas, que se juntam em uma quantidade muito grande, e vai pesando, pesando… no fim, fica tão pesada que cai sob a forma de chuva.

Então, essa chuva vai penetrando pelo solo, sempre procurando por caminhos por onde ela possa passar mais facilmente – ou seja, onde a terra é mais permeável e absorve melhor a água. Assim, fios de água seguem por caminhos escuros embaixo da terra até encontrar uma saída. A essa saída nós damos o nome de nascente, que é onde o riozinho recomeça sua jornada em direção ao oceano. Nesse caminho, ele se encontra com outros riozinhos que seguem seu caminho juntos até terminar no mar, e então começa tudo de novo.”