Emuse: Espaço Ciência marca presença no I Encontro Nacional de Educação Museal

Representado pela educadora e coordenadora do Núcleo Educativo, Vitória Pessoa, juntamente com a monitora de Produção, Ana Gabriela Vasconcelos, o Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, esteve presente no I Encontro Nacional de Educação Museal (Emuse).

No evento, o trabalho “História como ciência: instigando a reflexão a partir da educação museal”, produzido por Ana Gabriela Vasconcelos durante seu período como monitora de História do EC, foi apresentado na mesa “Perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas do campo da educação museal”. A produção é fruto de uma pesquisa desenvolvida durante a execução de um plano de trabalho da FACEPE, do edital de Museus.

Objetivo do trabalho

Ana Gabriela Vasconcelos explica que seu trabalho foi fruto de uma pesquisa desenvolvida no Espaço Ciência e que teve como principal objetivo trabalhar a partir de um jogo didático criado, o caráter científico da História, a forma como ela é construída e a sua importância na vida cotidiana, buscando aproximá-la do dia a dia das pessoas.

“A interatividade e a ludicidade, presentes de forma tão intensa na abordagem pedagógica do EC, foram cruciais em todo o processo, desde a realização da atividade até as reflexões que constituíram a pesquisa.  E por conta disso, encerramos a apresentação de nosso trabalho trazendo a ideia de que os espaços museais são caminhos de esperança para tornar cada vez mais acessíveis a educação, a ciência e a cultura”, conta a idealizadora de “História como ciência: instigando a reflexão a partir da educação museal.”

Foto: divulgação

Participação do Espaço Ciência

Vitória Pessoa, educadora e coordenadora do Núcleo de Ciências Sociais do Espaço Ciência, destaca a importância do Emuse para repensar a presença do ensino de História dentro dos espaços museais:

“É importante para expandirmos nossa visão de mundo e conhecer outras formas de fazer a educação museal. Também foi um momento muito importante para nós porque pudemos mostrar um pouco de como desenvolvemos atividades ligadas a áreas de humanidades num museu de ciência. Sabemos que geralmente, a senso comum, essas áreas são inviabilizadas como áreas científicas, e através do nosso trabalho, é possível mostrar que, no Espaço Ciência, a história é uma ciência que produz “resultados” e que o ensino da história é extremamente importância para reflexões sobre o presente e o futuro.”

Foto: arquivo pessoal

Emuse 2023

O evento aconteceu de 6 a 8 de julho, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano e foi realizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), em cooperação com o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC), e convênio com a UFRB e UFBA.

Com atividades gratuitas e concentradas no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB), o Emuse teve como principal pauta de discussão entre mesas de diálogo e Grupos de trabalho, a PNEM (Política Nacional de Educação Museal (PNEM) e a PEM Brasil (Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros). Além de contar com apresentações de diversos trabalhos voltados para educação museal.