Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Boletim Astronômico de Junho; Solstício de Inverno

Aqui no hemisfério sul, em razão da inclinação gradual do globo, deixamos de estar voltados para o Sol, por isso é que temos dias mais frios, pouco ensolarados e com o dia claro mais curto do ano

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

Calendário de Eventos Astronômicos
Tempo: Brasília (UTC-3)

  Junho 2023  
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
        1  2  3 
Antares a 1.5º Sul da Lua

Lua Cheia
5 
Lua em máxima declinação Sul
6 
Lua no perigeu
7 
Plutão a 2.5º Norte da Lua
8  9 
Saturno a 2.7º Norte da Lua
10 
Lua Minguante
11 
Netuno a 1.8º Norte da Lua
12  13  14 
Júpiter a 1.4º Sul da Lua 
15 
Urano a 1.9º Sul da Lua
16 
Mercúrio a 4.2º Sul da Lua
17 
Mercúrio a 4.4º Norte de Aldebaran
18 
Lua NovaSaturno estacionário
19  20 
Pollux a 1.7º Norte da Lua
21 
Solstício de Inverno
22 
Vênus e Marte visualmente próximos da Lua
Lua no apogeu
23 
Regulus a 4.0º Sul da Lua
24 
25  26 
Lua Crescente
27 
Spica a 2.7º Sul da Lua
28  29  30   

Solstício de Inverno

É a época em que o Sol no seu movimento aparente na   esfera celeste, atinge o seu maior afastamento do equador. O movimento anual do Sol define no céu uma trajetória circular, a qual é denominada de eclíptica, local onde a Lua se situa na ocasião de um eclipse.

O plano dessa trajetória circular anual do Sol é inclinado em relação ao plano do equador celeste, em cerca de 23,5º, ou seja, o nosso planeta não permanece no espaço sempre com seu eixo imaginário rigorosamente na vertical, e sim inclinado.

Com isso, temos uma das características mais deslumbrantes do nosso planeta, as estações do ano, em razão da translação da Terra com seu eixo inclinado em relação ao plano do equador celeste, diferentemente do que muitas pessoas imaginam, que é por conta da aproximação (periélio) ou distanciamento (afélio) da Terra com o Sol que temos o verão e inverno respectivamente.

Em Junho, o hemisfério norte sofre uma declinação aproximativa em direção ao Sol, e assim, seus habitantes têm dias mais quentes e mais longos (solstício de verão). Já aqui no hemisfério sul, em que o Brasil está localizado, em razão da inclinação gradual do globo, deixamos de estar voltados para o Sol, por isso é que temos dias mais frios, pouco ensolarados e com o dia claro mais curto do ano, exatamente na data de início do solstício de inverno. Sendo assim, inverno aqui no hemisfério sul, verão no hemisfério norte.

E quanto aos círculos polares? Durante o inverno no hemisfério sul, a região do círculo polar sul da Terra, o Sol fica abaixo do horizonte 24h, fenômeno conhecido como noite polar, enquanto que na região do círculo polar norte, o Sol fica acima do horizonte 24h, esse conhecido como Sol da meia-noite.

Escuridão permanente por 6 meses em uma região, e céu claro ininterrupto na outra. Quando as estações invertem, causam fenômenos inversos para determinadas regiões.

Em países que não localizam-se na região dos círculos polares, estão apenas próximos, o tempo de permanência de escuridão e ou céu claro é relativa, durando em média 3 meses.

No Brasil, o inverno compreende os meses de junho, julho e agosto, possuindo temperaturas amenas. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste o trimestre é considerado o menos chuvoso do ano no que se refere a distribuição de chuvas. Nesta estação também, ocorrem inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas, permanecendo principalmente no período da manhã. No período da tarde pode ocorrer o contrário, após a dissipação do nevoeiro, o ar seco e o vento calmo favorecem a formação da bruma (substâncias sólidas suspensas na atmosfera, tais como poeira e fumaça, poluindo o ar).

No Norte e Nordeste, as temperaturas tornam-se mais homogêneas, com mínimas variando em torno de 22ºC e máximas variando entre 30 e 32ºC. No entanto, em algumas partes do Nordeste, evidencia-se experiências de “inverno seco”, ou seja, sem a presença de índices pluviométricos característicos desta estação.

Mapa do Céu do mês

 

Fonte:  Cartes du Ciel, Adaptado pelos autores. 

Autores

*OLIVEIRA, Cleiton Batista de;
**SANTOS, Leticia Pereira dos;
**QUEIROZ, Clarissa Ferreira Manguinhos de;
**MOTTA, Maria Laura Félix;
**, Nathalia Maria da Conceição de;
**SILVA, Jamily Pereira da

*NUEPF/SECTI – Núcleo de Educação e Percursos Formativos
**ESPAÇO CIÊNCIA – Monitoria em Astronomia

Últimas notícias

Skip to content