Você sabia que o intervalo de uma Lua Cheia para outra de mesma fase é de 29,5 dias? E quando duas Luas Cheias ocorrem no mesmo mês, a primeira é sempre no primeiro ou segundo dia do mês? É o que informa o Boletim Astronómico de Agosto do Espaço Ciência.
O mês de agosto terá duas luas cheias: a 1ª irá ocorrer nesta terça-feira (01) e a 2ª acontece no dia (30) e recebe o nome de Lua Azul.
Em média, duas Luas Cheias no mesmo mês, podem ocorrer a cada 33 meses ou 41 vezes por século. Ainda mais raro, é quando ocorrem duas “luas azuis” no mesmo ano, podendo ocorrer apenas 4 vezes por século.
O que é a Lua Azul?
Lua Azul é um termo popular, comumente utilizado para a segunda Lua Cheia que ocorre no mês.
Tal fato, jamais acontecerá em Fevereiro, visto que possui, apenas 28 ou 29 dias (em anos bissextos). Já os meses que possuem 31 dias (Janeiro, Março, Maio, Julho, Agosto, Outubro e Dezembro) têm chances de ocorrência de uma Lua azul.
Mais a final, a lua realmente fica azul?
Sim, a Lua pode ganhar tonalidades azuladas ou até esverdeadas, sob certas condições atmosféricas (erupções vulcânicas) ou até mesmo incêndios. Ela também pode ficar visualmente azul pouco antes do nascer do Sol ou logo após o seu pôr, quando grandes quantidades de poeira ou partículas de fumaça estão concentradas na alta atmosfera, filtrando os comprimentos de onda mais longos de cores como o vermelho e amarelo. Também há relatos, por dois anos seguidos, de pessoas ao redor do mundo terem observado o pôr do Sol com cores estranhas e uma lua azulada, após a erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia em 1883.
Outros vulcões menos potentes também tornaram a lua azul. As pessoas viram luas azuis em 1983 após a erupção do vulcão El Chichón no México, e há relatos de luas azuis causadas pelo Monte Santa Helena em 1980 e pelo Monte Pinatubo em 1991.
Com essa ocorrência possível, mas incomum, o termo “once in a blue moon” passou a significar raro em vez de impossível, para citar eventos que ocorrem com certa raridade.
Próximas “Luas Azuis”:
- 1 de maio e 31 de maio de 2026
- 2 de dezembro e 31 de dezembro de 2028
- 1 de setembro e 30 de setembro de 2031
- 1 de julho e 31 de julho de 2034
- 2 de janeiro e 31 de janeiro de 2037
- 2 de março e 31 de março de 2037
- 2 de outubro e 31 de outubro de 2039
SERVIÇO
Observatório do Alto da Sé
Terça a domingo – 16h às 20h