A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Protagonismo de Pernambuco

Instituída em 2004 através de decreto presidencial, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) chega em 2023 à sua 20° edição. Realizada anualmente no mês de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), trata-se de uma política de Estado fundamental, a qual visa estimular e realizar atividades direcionadas à difusão de temáticas relacionadas à ciência, à tecnologia e à inovação em todo o país, particularmente junto a crianças e jovens.

Para isso, a SNCT tem como base uma perspectiva descentralizada, contando com a colaboração e a participação de estados e municípios no desenvolvimento de ações voltadas para a criação de um ambiente social cada vez mais propício à cultura cientifica no Brasil, tendo como protagonistas escolas, universidades, museus e outras instituições de natureza científico-cultural.

Ao longo das duas décadas de realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Pernambuco tem tido um destaque significativo não apenas a nível regional, mas, também, nacional. Dados levantados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, através de sua Diretoria de Ciência e Difusão Científica (DCDC/SECTI) no site da SNCT, com o objetivo de analisar a participação do estado nessa miríade anual de ações de difusão cientifica no país, põem Pernambuco na liderança do ranking nordestino no que diz respeito ao quantitativo de atividades cadastradas nas edições promovidas de 2017 a 2021, período que foi disponibilizado, em caráter integral, dados e informações sistematizados pelo MCTI.

Esse levantamento mostra que, ao todo, 34.110 (trinta e quatro mil, cento e dez) atividades foram realizadas por instituições de todo o estado, do litoral ao sertão. Esse quantitativo representa 35,3% – mais de um terço, portanto – do total somado pelos nove estados do Nordeste, que juntos cadastraram 96.569 atividades no período 2017-2021.

O protagonismo de Pernambuco na SNCT também se revela quando considerados os dados a nível nacional. O nosso estado aparece no terceiro lugar do ranking de atividade cadastradas no período de 2017 a 2021, atrás apenas de Minas Gerais (256.366 atividades) e Santa Catarina (37.538 atividades), primeiro e segundo lugar, respectivamente. Vale destacar, ainda, que, nos anos de 2018 e 2019, Pernambuco ocupou o 2° lugar no ranking nacional de estados com maior quantitativo de atividades cadastradas na SNCT.

Edital Facepe n° 10/2023 – Apoio à Popularização da Ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Facepe publicou o Edital n° 10/2023 – Apoio à Popularização da Ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (vide também Errata), que tem por finalidade apoiar projetos com recursos para custeio de até R$ 5.000,00 com o intuito de realizar ações de divulgação científica (tendas da ciência em praças públicas, dias de portas abertas, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, visitas técnicas, debates, distribuição de cartilhas e livros, exibição de vídeos científicos, excursões científicas, produções audiovisuais, dentre outros), visando promover acesso da população à ciência básica durante a 20° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

As pessoas interessadas – mestres/as, doutores/as ou coordenadores/as dos Espaços 4.0 das Escolas Públicas Estaduais (Escolas de Referência em Ensino Médio – EREM e Escolas Técnicas Estaduais – ETE) – devem realizar a submissão de propostas no sistema AgilFAP da Facepe até o dia 14 de agosto de 2023, por meio de procedimento determinado no respectivo edital.

E você cientista, docente, pesquisador(a) e/ou cientista, como pretende contribuir para a 20° SNCT? Em breve o MCTI abrirá inscrições para o cadastro de atividades em seu site.

Não deixe de acompanhar o site da SECTI-PE para maiores informações sobre a 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.