Museu pernambucano participa da SNCT com mostra interativa, oficinas e caravana itinerante pelo interior do estado de 20 a 31 de outubro
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE), participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com uma programação especial no Espaço Ciência, em Olinda. De 20 a 25 de outubro, o museu apresenta a partir do dia 23 de outubro, a exposição “O Oceano em Nós”, que convida o público a mergulhar em experiências e conteúdos sobre a relação entre o ser humano e o mar, em sintonia com o tema nacional deste ano: “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.”
A mostra propõe uma imersão sensorial e educativa sobre como as ações humanas cotidianas, mesmo longe da costa, afetam a saúde dos oceanos e, consequentemente, o equilíbrio climático do planeta. Painéis, recursos audiovisuais e atividades interativas revelam que entender o oceano é também reconhecer o oceano que existe em nós, além de inúmeras oficinas relacionadas ao tema.
Entre os destaques da exposição estão os efeitos das mudanças climáticas e da acidificação dos oceanos, fenômenos que comprometem organismos marinhos e ecossistemas inteiros. O público poderá compreender como o aumento da temperatura global aquece as águas, altera o pH e prejudica espécies fundamentais, como corais e moluscos, que sustentam a vida marinha. Para o diretor de Sensibilização e Difusão Científica do Espaço Ciência, Diogo Lopes de Oliveira, a SNCT é uma oportunidade de traduzir a ciência em experiências que mobilizam. “A cultura oceânica é um convite a repensar nosso modo de vida. Mesmo quem vive longe do litoral precisa compreender que suas escolhas impactam o equilíbrio do planeta. A exposição busca justamente despertar esse sentimento de pertencimento e responsabilidade com o oceano e com a Terra”, destaca.
Além da exposição, o Espaço Ciência levará a caravana do Ciência Móvel pelo interior de Pernambuco, nas seguintes cidades: Buenos Aires, Lagoa de Itaenga, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns e Palmares. A caravana é só uma das atividades da Semana Nacional, que levará conhecimento, experiências e experimentos que despertam a curiosidade científica em públicos de todas as idades. Com sua proposta itinerante, o projeto democratiza o acesso à ciência e amplia o alcance da SNCT, transformando praças e escolas em verdadeiros laboratórios a céu aberto.
Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza instituições de todo o país para aproximar a ciência da sociedade. O Espaço Ciência, equipamento vinculado à SECTI-PE, participa todos os anos com atividades que unem conhecimento, arte e sensibilização ambiental.
Confira a programação das oficinas no Espaço Ciência
Explorando Cientistas Notáveis
Nesta oficina, o visitante aprenderá sobre grandes cientistas, explorando suas contribuições e desafios através de um jogo de tabuleiro.
Data: 21/10 – 08h às 12h
Público alvo: Fundamental I, II e Médio
Correntes marítimas e temperatura
Nesta oficina, o participante refletirá sobre o impacto das mudanças climáticas na vida oceânica a partir de uma análise da associação das correntes marítimas com as temperaturas das águas.
Data: 21/10 – 13h às 17h
Público alvo: Fundamental I, II e Médio
Oceano Quente, Mar Ácido!
Nesta oficina, o visitante aprenderá, a partir de um experimento químico, sobre as correntes marítimas e as consequências ambientais da temperatura e acidificação.
Data: 22 e 23/10 – 08h às 12h
Público alvo: Fundamental I, II e Médio
Como sobreviver a escuridão nas profundezas do oceano?
Nesta oficina, através de um experimento físico, o participante entenderá sobre o funcionamento da luz nas camadas dos oceanos e como os animais marinhos se adaptam.
Data: 22/10 – 13h às 17h
Público alvo: Fundamental II e Médio
Pesca sustentável e poluição marinha
Nesta oficina, o visitante refletirá sobre a preservação do ecossistema marinho através de um jogo de pescaria.
Data: 23/10 – 13h às 17h
Público alvo: Fundamental I e II
Áreas de Restingas como Barreiras Naturais: A importância do ecossistema costeiro no impedimento do avanço do mar e erosão
Nesta oficina, o participante refletirá, por um experimento com areia e água, sobre os desafios e impactos significativos do desmatamento das matas ciliares.
Data: 24/10 – 08h às 12h
Público alvo: Fundamental I, II e Médio
Química dos Oceanos – Explorando a Ciência por Trás do Mar
Nesta exposição, o visitante aprenderá sobre os processos químicos que ocorrem nos oceanos e sua relação com a vida marinha, as mudanças climáticas e a cultura oceânica.
Data: 24/10 – 13h às 17h
Público alvo: Fundamental I, II e Médio