X SEMANA DO PATRIMÔNIO

Espaço Ciência integra a programação com duas atividades que discutem os diferentes tipos de patrimônio

Cientistas-SITE-ok

A partir da próxima segunda (14), o Espaço Ciência participa da X Semana do Patrimônio de Pernambuco. O evento, promovido pela Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado durante a próxima semana, celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico – 17 de agosto. O Espaço Ciência participa com duas atividades: “Patrimônios Botânicos” e “Patrimônios da Ciência”. Os interessados devem agendar a participação pelo telefone: (81) 3241.3226.

“Patrimônios Botânicos” é um passeio por mais de vinte espécies botânicas existentes no Espaço Ciência. O passeio, que serve como transição entre as diferentes áreas do Museu, convida os visitantes a descobrirem um pouco mais sobre espécies como o pau-brasil, baobá, bromélias, cactos, árvores frutíferas, diversos tipos de mangue.

A atividade “Patrimônios da Ciência” é um jogo divertido e interativo que convida à reflexão e descoberta sobre vários tipos de patrimônio: cultural, histórico, científico e paisagístico.

Realizado junto ao mapa gigante localizado na área Terra, os visitantes conhecerão cientistas pernambucanos como Naíde Teodósio, Paulo Freire e Aggeu Magalhães; descobrirão os municípios em que eles nasceram e suas riquezas geográficas, culturais e históricas; associarão suas ideias e teorias às diferentes áreas e experimentos espalhados no Museu.

Para Gabriela Santos, que é museóloga e responsável pela Coordenação de Monitores do Espaço Ciência, a proposta é perpetuar e valorizar nosso patrimônio científico: “O conceito de memória está na base da ideia de patrimônio. No caso dos Museus de Ciência e do legado dos cientistas pernambucanos, o desafio é ainda maior, porque as ideias e os conceitos são abstratos e precisamos fazer com que isso não se perca”, diz.

A SEMANA DO PATRIMÔNIO – Com o tema políticas públicas e gestão do patrimônio cultural, o evento promovido pela Fundarpe engloba seminários, palestras, minicursos, workshops, atividades educativas, apresentações culturais, entre outras atividades espalhadas em diferentes espaços de treze municípios do estado.

>> CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O II Seminário de Educação Patrimonial de Pernambuco compõe a programação. Realizado no dia 18, na Faculdade de Direito do Recife, ele contará com a presença do diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão. Ele é um dos convidados da mesa “O Museu como difusor do conhecimento”, que também conta com a participação dos representantes do Museu do Trem e do Museu de Arqueologia da Universidade Católica, respectivamente André Cardoso e Maria do Carmo Costa.

Além deste, outros três eixos temáticos serão abordados no Seminário:  “O Museu como espaço pedagógico”, “O Museu e sua natureza simbólica” e “O Museu e suas representações de espaço-tempo”. O seminário reúne professores da Rede Estadual de Ensino e ocorre entre 8 e 17 horas.