TVC: RESULTADO DO 1º DESAFIO

Foram cerca de 120 vídeos, muitas ideias e milhares de compartilhamentos. Confira também 2º desafio.

WhatsApp Image 2017-05-11 at 09.13.47

Foram cerca de 120 vídeos, com muitas ideias interessantes para aproveitamento das águas da máquina de lavar, do condensador do ar-condicionado, da pia, da chuva, da calha, do chuveiro… Ideias para confecção de filtros ou de equipamentos para aproveitar águas residuais. Os resultados do primeiro desafio do Torneio Virtual de Ciências já estão no ar. E o segundo desafio também.

Os projetos, construídos coletivamente, movimentaram turmas e dinamizaram a escola. Exemplos. A disputa nas redes sociais também foi intensa. Desde que os vídeos foram publicados, a fanpage do Torneio garantiu um alcance de mais de 55 mil pessoas, com mais de 6 mil visualizações na página e um envolvimento de quase 18 mil pessoas nas publicações.

Um único vídeo chegou a obter 850 compartilhamentos. “Os três vídeos mais compartilhados de cada série ganharam um bônus no resultado do desafio”, afirma o coordenador do Torneio, Douglas Velozo.

Ele lembra que a regra está valendo para todos os desafios. “O alcance e o número de curtidas é importante. Mas, para a pontuação extra, o que vale é, sobretudo, o número de compartilhamentos. É uma forma de ampliar a visibilidade do Torneio e colaborar com a divulgação científica”, explica Douglas.

Confira os resultados do primeiro desafio:

>8º ano do Fundamental

>9º ano do Fundamental

> 1º ano do Ensino Médio

> 2º ano do Ensino Médio

> 3º ano do Ensino Médio

REGRAS TVC – É bom ficar atento a algumas outras regras: links inacessíveis não serão pontuados e o regulamento permite apenas a participação de um grupo por série. Os próximos desafios não são eliminatórios, mas a participação em todos eles é decisiva para o resultado final.

> Confira o Regulamento

Agora, é partir para o segundo desafio, cujos resultados devem ser enviados até 23h59min do dia 31 de maio, exclusivamente pelo e-mail desafiostvc2017@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.

Cada equipe deve desenvolver seu experimento e registrar em vídeo as diferentes etapas e o resultado do trabalho. O vídeo deve ter, no máximo, três minutos de duração, e  ser postado no Youtube, no modo público. Vídeos privados não serão pontuados. Os links devem ser enviados no corpo do e-mail.

Todos os vídeos serão postados no facebook do Torneio: acesse aqui. Além dos critérios técnicos para pontuação (volume de aproveitamento de água, criatividade, originalidade), será garantida uma pontuação extra aos três vídeos que tiverem maior número de compartilhamentos.

O segundo desafio aproveita o gancho da Semana da Energia, que ocorre de 22 a 26 de maio, e Dia Mundial da Energia, 29 de maio, para propor experimentos com uma fonte de energia renovável, limpa, gratuita e da qual todos dependemos: o Sol. Confira:

SEGUNDO DESAFIO

Tudo no mundo é energia e nada se faz sem ela. Em nosso planeta, o Sol é
nosso principal combustível vital e a maior parte das outras fontes de
energia dependem dele. Mas a radiação do sol também pode ser fonte direta de energia térmica, mecânica ou mesmo elétrica. E o melhor: é uma fonte
renovável, limpa e de graça.

Atualmente cerca de 80% da matriz energética do planeta vêm do petróleo, carvão e gás natural. As fontes renováveis somam menos de 20% e, deste percentual, menos de 1% é de aproveitamento direto da energia solar.

O DESAFIO

MONTE UM EXPERIMENTO PARA APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR