TVC PRORROGA INSCRIÇÕES

Espaço Ciência prorroga até o fim de março as inscrições para o Torneio Virtual de Ciências

INSCRIÇÕES-ABERTAS

Estão prorrogadas, até 31 de março, as inscrições para o 2º Torneio Virtual de Ciências. A ampliação do prazo foi solicitação de algumas escolas: “Alguns educadores argumentaram que, por estarem no início do calendário escolar e também por conta do recesso de carnaval, precisariam de um tempo maior para organização das turmas”, explica Douglas Velozo, coordenador de Física e Astronomia do Espaço Ciência.

Com a prorrogação, o cronograma do Torneio sofrerá algumas alterações. Ao invés de oito desafios, como estava previsto, serão sete – a mesma quantidade do ano passado. “O primeiro desafio, que seria lançado em março, passa para abril e os demais continuam mensalmente, até outubro”, explica Douglas.

Cada escola pode inscrever até cinco equipes: uma em cada série – 8º e 9º anos do Fundamental e 1º a 3º anos do Ensino Médio.

> Faça aqui sua inscrição

> Confira o Regulamento atualizado

O TORNEIO – O torneio é uma competição, realizada durante todo o ano, que é realizada por meio de desafios. Seu formato torna a ciência mais atrativa ao aproximá-la da prática e da experimentação. São vários desafios, de Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica e Astronomia,  que provocam o aluno para que experimentem, criem, pensem – ampliando e contextualizando o conhecimento que recebem em sala de aula.

No ano passado, por exemplo, primeira edição do evento, os participantes fizeram experimentos a partir de sucata eletrônica, construíram equipamentos robóticos para combater o desperdício de água; calcularam a probabilidade de um pão cair com a manteiga virada para baixo; entre outras atividades.

Os desafios são registrados em vídeos pelos grupos e enviados para o Espaço Ciência, que os compartilha nas redes sociais.

Para a pontuação, a avaliação da equipe técnica soma-se a critérios como número de curtidas e compartilhamentos no Facebook. Com isso, é possível atingir um número muito maior de pessoas, ampliando a visibilidade do Torneio e, principalmente, estimulando  o interesse pelo conhecimento científico.

Em 2016, foram 7.052 alunos inscritos – 3.238 do Ensino Fundamental e 3.814 do Ensino Médio – de 17 municípios do estado. Foram 19% de inscritos do Sertão, 23% do Agreste e 13% da Zona da Mata. O sucesso da primeira edição foi tanto que a expectativa, para 2017, é atingir a meta de 500 escolas e 50 mil alunos.