TVC: CONFIRA O TERCEIRO DESAFIO

Meio Ambiente é o tema do terceiro desafio do Torneio Virtual de Ciências

WhatsApp Image 2017-05-11 at 09.13.47

O meio ambiente é o tema do desafio de junho, o terceiro a ser lançado pelo Torneio Virtual de Ciências em 2017. A proposta é que as equipes inscritas realizem uma campanha de coleta de pilhas comuns usadas e garantam a destinação adequada ao material coletado.

Os seguintes critérios serão levados em conta para a pontuação:

1.      engajamento, criatividade e alcance da campanha de coleta;
2.      quantidade de material coletado;
3.      destinação adequada.

“Este ano, o tema da Semana do Meio Ambiente foi Conectando as pessoas com a natureza. Quanto mais pessoas puderem ser conectadas neste trabalho de proteção à natureza, melhor”, explica Fabiana do Carmo, da Coordenação de Meio Ambiente e Manguezal do Espaço Ciência.

A ideia é juntar a comunidade escolar, associações e órgãos públicos, comunidades e pontos comerciais do entorno da escola ou além dele. “Tem que usar a criatividade para garantir e ampliar o engajamento”, acrescenta Fabiana.

As pilhas secas são também chamadas de pilhas de Leclanché ou pilhas de zinco-carbono. São as pilhas comuns de 1,5V ou 9V. Se o descarte não é feito da forma correta, elas podem contaminar o solo, a água, os lençóis freáticos e os seres vivos.

A segunda etapa do desafio é garantir que o material coletado seja entregue a instituições ou postos de coleta que lhe deem destinação adequada. Pela legislação, o fabricante é obrigado a recebê-las.

Cada equipe deve registrar em vídeo as diferentes etapas do trabalho. O vídeo deve ter, no máximo, três minutos de duração, e  ser postado no Youtube, no modo público. Vídeos privados não serão pontuados. Os links devem ser enviados no corpo do e-mail.

As respostas devem ser enviadas, até 23:59h do dia 30 de junho, exclusivamente pelo e-mail desafiostvc2017@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.

Todos os vídeos serão postados no facebook do Torneio: acesse aqui. Além dos critérios já citados, será garantida uma pontuação extra aos três vídeos que tiverem maior número de compartilhamento.

SEGUNDO DESAFIO – O segundo desafio, que propôs a criação de um experimento para aproveitamento da energia solar, continua com o resultado em aberto. Por conta da ausência do sol, o Espaço Ciência prorrogou a entrega dos resultados e continua recebendo os vídeos, por tempo indeterminado.

O TORNEIO – O Torneio Virtual de Ciências é promovido pelo Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência em Pernambuco, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. São desafios lançados mensalmente, nas diversas áreas do conhecimento.

O primeiro desafio propôs a criação de um sistema de aproveitamento de águas residuais. O segundo propõe a construção de um experimento para aproveitar a energia solar.

> Acesse a Fanpage do Torneio

> Confira o Regulamento

> Confira a cobertura completa do Torneio

TERCEIRO DESAFIO