TVC: CONFIRA O 1º DESAFIO

Reaproveitamento de águas residuais é o tema do primeiro desafio. Vídeos devem ser enviados até 30 de abril

1-DESAFIO

O Espaço Ciência aproveita o tema da Semana da Água, que aconteceu em março, para o primeiro desafio do Torneio Virtual de Ciências. A proposta é a criação de um experimento que permita o reaproveitamento de águas residuais domésticas (confira abaixo).  As respostas devem ser enviadas, até 23h59min do dia 30 de abril, exclusivamente pelo e-mail desafiostvc2017@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.

Cada equipe deve desenvolver seu experimento e registrar em vídeo as diferentes etapas e o resultado do trabalho. O vídeo deve ter, no máximo, três minutos de duração, e  ser postado no Youtube, no modo público. Vídeos privados não serão pontuados. Os links devem ser enviados no corpo do e-mail.

Todos os vídeos serão postados no facebook do Torneio: acesse aqui. Além dos critérios técnicos para pontuação (volume de aproveitamento de água, criatividade, originalidade), será garantida uma pontuação extra aos três vídeos que tiverem maior número de compartilhamento por perfis de outros estados.

ÁGUAS RESIDUAIS – Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, se não houver uma mudança de atitude por parte da população com relação ao uso da água, no ano de 2030, a demanda mundial por água será 40% maior que as provisões naturais. Atualmente, dois terços da população do planeta vivem em áreas com escassez de água durante ao menos um mês por ano e 500 milhões de pessoas residem em regiões onde o consumo excede em duas vezes os recursos hídricos renováveis localmente.

Diante desse cenário, é urgente pensar em formas de reaproveitamento das águas residuais. Apesar de impróprias para o consumo, as águas residuais são recursos hídricos que podem ser utilizados para outros fins após tratamento. Enquanto países de renda alta tratam cerca de 70% das águas residuais urbanas e industriais que produzem, essa proporção cai para 38% nos países de renda média-alta, 28% nos países de renda média-baixa e para apenas 8% nos países de renda baixa. No Brasil, essa proporção é de 40% a 50%.

No Brasil, em 2016, gerou-se um volume de 1.065m3/s de águas residuais, o suficiente para o abastecimento de água de 360 milhões de pessoas residentes em área urbana ou irrigação de 5 milhões de hectares agrícolas.  Embora a utilização destas águas de forma mais ampla exija a construção de políticas públicas de gestão das águas, cada um pode fazer sua parte. Essa é a proposta do primeiro desafio. Confira:

O DESAFIO

Construa e execute um projeto que garanta o reaproveitamento das águas residuais em uma residência.

Lembre: as diferentes etapas de realização do desafio devem ser registradas em vídeo. Confira algumas dicas para melhor qualidade de seu vídeo:

• Iluminação – Evite se posicionar de frente para a luz. Fique atento para não fazer vídeos escuros.
  • Enquadramento – Grave os vídeos na horizontal, em plano aberto quando quiser que todos apareçam e em plano fechado (close) para mostrar algum detalhe.
  • Estabilize – Use um tripé para que as imagens não saiam tremidas. Você pode improvisar o seu tripé: confira algumas dicas em https://www.youtube.com/watch?v=HQNkJs2DUxY
  • Atenção ao áudio – Procure gravar em um lugar onde não haja muito barulho
    • Edições – Cuidado com cortes brutos nas edições e efeitos: quanto mais efeitos colocar no vídeo, mais a qualidade cai.

LEIA MAIS SOBRE O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS

> Confira o Regulamento

> CONFIRA OS INSCRITOS

ALGUNS LINKS SOBRE ÁGUAS RESIDUAIS:

> Águas residuais são o novo ouro negro? (UNESCO)

> Águas residuais são foco do Dia Mundial da Água 2017 (Portal Brasil)

>“Águas residuais: o recurso inexplorado” (Relatório Unesco)

> Nações Unidas pedem avanço do tratamento de águas residuais no mundo (ONU Brasil)