SNCT – Pernambuco

Pernambuco é destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com o tema “Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde”, os polos de Pernambuco realizarão entre os dias 15 e 21 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). As ações da SNCT acontecerão em todo o Estado contando com 906 eventos já cadastrados. O objetivo do evento é mobilizar a população, valorizar a importância da ciência e da tecnologia e contribuir para a popularização da ciência de uma forma mais integrada nacionalmente.

PERNAMBUCO No Estado, o diferencial da SNCT são as atividades unificadas. O Espaço Ciência, coordenador estadual do evento, propôs que todos os polos desenvolvessem seis atividades. Por exemplo, em cada polo terá uma referência simbólica representada por um totem do “triângulo impossível”, símbP1150022 1024x768 SNCT   Pernambucoolo do evento, para  chamar a atenção da população para participação na Semana.

A construção de fogões solares também integram as ações. Serão distribuídos materiais necessários para confecção de um fogão solar de baixo custo, com objetivo de observar seus funcionamentos, utilizá-los para cozinhar alimentos, medindo tempos de cozimento e comparando com o dos fogões convencionais e otimizando seu funcionamento.

Outra proposta será confeccionar um pluviômetro educativo padrão para obter dados sobre a pluviometria em Pernambuco. Serão promovidas oficinas educativas para a construção dos pluviômetros utilizando folha de acetato e um medidor de volume. Todos os polos também promoverão sessões diárias dos vídeos do VER CIÊNCIA durante a Semana.

Utilizando a ferramenta disponível no site da ONG WWF para o cálculo individual de cada pessoa em relação a exploração ambiental de acordo com o seu estilo de vida, será promovida a Pegada Ecológica. Pretende-se reunir os dados coletados em cada polo no site do Espaço Ciência (www.espacociencia.pe.gov.br) para divulgação e comparação das informações obtidas.

Especialmente para crianças, o concurso Descobrindo com uma Lupa! será uma atividade para aguçar a curiosidade dos ṕequenos. Jovens de todo o Estado poderão participar do concurso através de formulário online disponível no site do Espaço Ciência. Os participantes terão que descrever com breves palavras o que descobriu com uma lupa. Os melhores registros serão divulgados na página principal do site e redes sociais do museu.

A abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco acontecerá no dia 15 de outubro, às 16h, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, com a participação da Caravana da Ciência e dos parceiros.

ESPAÇO CIÊNCIA A programação do Museu contará com 23 oficinas, 4 exposições e visita guiada. Uma das maiores atrações deste ano será a exposição NanoExplora. Nela, o Espaço Ciência é pioneiro em dispor de um Microscópio de Tunelamento, onde o objeto de estudo é aumentado um bilhão de vezes, permitindo “visualizar átomos”. Outra grande atração é um modelo gigante da molécula de fulereno na forma de um giroscópio, onde os visitantes são convidados a participar da simulação do que acontece na escala atômica.

A exposição A História Química da Humanidade também faz parte da programação. Composta por painéis e experimentos interativos, a mostra estará aberta ao público no Espaço Ciência demonstrando o importante papel da química. Na área de astronomia, o Planetário Digital oferecerá aos visitantes uma experiência inesquecível que permite a observação de cerca de 9 mil estrelas, objetos de fundo de céu visíveis a olho nu e a Via-Láctea. O planetário ainda simula  viagens na superfície da Terra, viagens no tempo e no espaço sideral.

CARAVANAS Outra iniciativa que acontecerá durante a SNCT é a Caravana, que este ano estará dividida em três equipes devido à demanda do ano passado: Caravana da Ciência, Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos e Caravana da Astronomia. Formada pelo Espaço Ciência, Instituto Oceanário e UFRPE, a caravana percorrerá diversos municípios do Estado, aproximando a população de conhecimentos produzidos e desenvolvidos em suas sedes. A expedição científica visitará a UFRPE, Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, Colégio Militar do Recife, Museu Louis Jacques Brunet, Assembleia Legislativa de Pernambuco e os municípios de Ipojuca, Paudalho, Tracunhaém e Garanhuns, levando à população experimentos interativos, telescópios e exposição de tubarões e tartarugas.

CURSOS Como parte das atividades integradoras entre o Espaço Ciência, UFPE e UFRPE serão realizados quatro cursos na cidade de Garanhuns. Serão beneficiados 80 estudantes de escolas públicas e 40 professores. Os cursos oferecidos são nas áreas de biologia, química, matemática, astronomia e física. A iniciativa, que faz parte da Rede Novos Talentos da Rede Pública, tem apoio financeiro da Capes e FINEP.

O encerramento acontecerá no dia 21/10, às 13h, no Parque Euclides Dourado, em Garanhuns. Haverá a culminância de todas as atividades realizadas pelos polos de Pernambuco.

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para a Inclusão Social. A coordenação em Pernambuco está sob direção do Espaço Ciência e da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

Uma resposta para SNCT – Pernambuco

  1. fiz o curso em garanhunns e adooooooooooooooooorei foi muuuuuuito bom apredi muito adoooooooooooorei espero poder fazer outros cursos pricipalmente no (recife) obrigado pela oportumidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *