SNCT NO ESPAÇO CIÊNCIA

Oficinas, exposição, mostra de cinema e jogos matemáticos compõem a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Museu

marca matematica ESPACO CIENCIA-01A exposição “Jogos e Acasos”; cinco diferentes oficinas; jogos matemáticos e Mostra Ver Ciência são as atrações do Espaço Ciência na semana de 23 a 29 de outubro – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As atividades seguem o tema da SNCT nacional e revelam que a “Matemática está em tudo” e pode ser muito divertida.

A matemática está, por exemplo, na fotografia. Em uma das oficinas que constam na programação, os visitantes poderão fotografar e revelar o material produzido com uma câmera escura (pinhole). Para isso, eles descobrirão a importância dos ângulos de incidência da luz na composição das imagens.

A matemática está também na música e isso os visitantes poderão descobrir na oficina de construção de Kalimba. Trata-se de um instrumento musical, feito com uma caixa ou cabaça e tiras de metal, na qual o som produzido dependerá de uma disposição adequada dos metais, segundo determinado padrão geométrico e simetria.

E que tal descobrir a matemática na engenharia produzindo pontes de macarrão? Ou participar de uma divertida gincana cheia de jogos matemáticos? Ou desenvolver estratégias em atividades como o Jogo da Velha, xadrez e outros jogos? Confira as opções de oficinas e faixas etárias indicadas:

• FOTOGRAFIA E ÂNGULOS AMBIENTAIS: Ensino Fundamental II e Ensino Médio
  • CONSTRUÇÃO DE KALIMBA: Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio
  • CONSTRUINDO PONTES DE MACARRÃO: A partir do 9º ano Fundamental
  • GINCANA MATEMÁTICA: Ensino Fundamental I e II
  • A MATEMÁTICA FAZ A ESTRATÉGIA: Ensino Médio

MATEMÁTICA E ARTES – A artista plástica Ziza Pantoja também estará enriquecendo a programação do Espaço Ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com uma oficina de confecção de trabalhos artísticos com material reciclável, ela vai mostrar o quanto de matemática existe na arte.

Ziza é artista há mais de 17 anos e, com o tempo, desenvolveu uma técnica voltada para o reaproveitamento de recicláveis, com uma atividade que concilia arte e sustentabilidade. Com esta proposta, já realizou trabalhos na Fundação Altino Ventura, Hospital São Marcos e Hospital Esperança. Também participou de diversas exposições, entre as quais a Mostra Individual “Mãos que Transformam o Lixo, Mãos que Preservam o Mundo”. Alguns dos seus desenhos foram expostos no Congresso de Moebius na Itália e Estados Unidos.

MOSTRA VER CIÊNCIA – Outro destaque da programação é a Mostra VERCiência – Mostra Internacional de Ciência na TV, projeto que há mais de 20 anos contribui com a divulgação científica no país. Este ano, a curadoria selecionou mais de 70 produções, distribuídas em 20 módulos, que têm a matemática como tema.

Os destaques são as produções da BBC, a exemplo de “Os Algoritmos do Amor”; da WGBH (“O Grande Mistério da Matemática”) e os episódios da série “Isto é Matemática!”, da Sociedade Portuguesa de Matemática. Entre as nacionais, são destaques os quadros de “Como Será?”, da TV Globo, a série “Ciência em Quadro”, do Canal Futura, os programas da TV Escola/ACERP, e produções das emissoras regionais, como o “Ciência sem Limites”, da TV Unesp.

A Homenagem Especial/Premio VerCiência deste ano coube ao documentário “The Origami Code”, coprodução franco-alemã escrita, dirigida e editada pelo videomaker francês François-Xavier Vives.

> CONFIRA O CATALOGO VERCIENCIA 2017

JOGOS E ACASOS – A exposição “Jogos e Acasos”, produzida especialmente para a SNCT-PE, é mais uma atração. A mostra, que foi distribuída entre 40 polos da SNCT, une jogos de estratégia e jogos de azar, atividades que despertam o raciocínio lógico e levam as pessoas a refletir sobre o que se chama de sorte e o estudo das probabilidades.

O Jogo da Velha todos conhecem. Mas, na exposição, o jogo ganha uma dificuldade a mais: é realizado em três dimensões. Em diferentes jogos de azar, como pedra, papel e tesoura; cara ou coroa; ou jogos de roleta, os visitantes poderão verificar como cálculos de probabilidade podem influenciar na “sorte”.

Com diversos outros jogos e atividades, será possível perceber a presença da Matemática em tudo: no preço das coisas, na criação de estratégias, na sorte e no azar.

PARCERIA UFPE – No sábado, dia 28, uma parceria com a UFPE/ Departamento de Matemática, a exemplo do que ocorreu no Dia Nacional da Matemática (CONFIRA AQUI), garante mais de dez outras atividades de Matemática, além das que constam na programação do Museu. Confira:

1) SÓLIDOS DE PLATÃO MERGULHADOS NA BOLHA DE SABÃO;
2) CONSTRUÇÕES DOS SÓLIDOS DE PLATÃO COM ELÁSTICOS;