SNCT DO LITORAL AO SERTÃO

Semana de Ciência e Tecnologia terá abertura em Ipojuca, encerramento em Afogados da Ingazeira e evento especial em Altinho

20170712_104431

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Pernambuco será aberta no dia 23 de outubro na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca. Já o encerramento, no domingo 29 de outubro, será no Sertão do Pajeú: município de Afogados da Ingazeira. No meio da semana, um evento especial acontece também no Agreste, na cidade de Altinho.

Essa foi a principal decisão do terceiro encontro preparatório para a SNCT_PE, realizado na manhã desta quarta (12), no Auditório do Espaço Ciência. “Ao contemplar essas cidades, garantimos a participação das várias regiões do estado na programação deste ano”, afirma o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.

Além destes três grandes eventos, as caravanas do Espaço Ciência já estão abertas para solicitações de agendamento. Os polos podem requisitar uma visita do Ciência Móvel, Caravana dos Notáveis Cientistas de Pernambuco ou Caravana da Astronomia, por meio de formulário eletrônico. “As solicitações serão analisadas de forma a garantir uma rota produtiva de visitas para cada caravana”, afirma Roberta Cristina, da Coordenação da SNCT-PE. Ela ressalta que, para receber as caravanas, os polos precisam oferecer algumas contrapartidas: hospedagem e alimentação para a equipe; além de  estrutura adequada para abrigar as caravanas. As contrapartidas podem ser conferidas também no link abaixo:

 >> Acesse o formulário de solicitação

>> Confira a estrutura e contrapartidas necessárias

Estavam presentes na reunião desta quarta representantes de vários polos nos municípios de Recife, Olinda, Paulista, Afogados da Ingazeira, Itapissuma, Ipojuca, Saloá, Angelim, Araçoiaba, Bonito, Pesqueira, Paudalho e Altinho.

20170712_101800Logo no começo da reunião, os participantes conheceram um modelo da exposição que será preparada para a SNCT, chamada “Jogos e Acasos”. Com brincadeiras como “Leilão”, “Jogo da Velha em Três Dimensões” e vários jogos de azar, a exposição trabalha a questão da probabilidade para mostrar que, por trás do que se chama de sorte, está a matemática.

Serão confeccionados quarenta modelos de exposição deste tipo para serem distribuídas entre os polos. Para receber uma exposição, é necessário que os polos realizem atividades e ações durante a SNCT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *