SE LIGUE NO ÚLTIMO DESAFIO TVC

Torneio entra no clima da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e põe a Matemática em foco

marca matematica ESPACO CIENCIA-01

Está no ar o último desafio do Torneio Virtual de Ciência! No clima da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, que inicia na segunda-feira (23), o tema é: “A Matemática está em tudo”! Para mostrar isso, a proposta é partir da logomarca da SNCT-PE, que ilustra esta matéria. Há vários conceitos matemáticos envolvidos nesta simples imagem. Que tal descobri-las e mostrar sua aplicação?

Há, no mínimo, seis conceitos expostos na logomarca. Você já ouviu falar em Código de Fibonacci? Sabe o que é um quadrado mágico? Conseguiria identificar uma frequência de notas musicais? E a frequência das cores do arco-íris? Conhece um código binário? Identifica padrões geométricos no uso das imagens?

Além destas, você pode descobrir outros conceitos matemáticos na imagem (clique nela para ampliar) . Este é o primeiro passo do desafio: identificar o máximo de conceitos e localizá-los na imagem. Depois disso, é só escolher um deles, explicar um pouco e montar uma demonstração prática que mostre sua aplicação ou ocorrência na natureza.

O DESAFIO

Identifique o máximo de conceitos matemáticos na logomarca da SNCT-PE e localize-os na imagem (abaixo). Em seguida, escolha um deles, explique um pouco a respeito e monte uma demonstração prática que mostre sua aplicação ou ocorrência na natureza.

marca matematica ESPACO CIENCIA-01

Os vídeos devem ser encaminhados, até 23:59h do dia 31 de outubro, exclusivamente pelo e-mail desafiostvc2017@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola. Todos os links serão postados no facebook do Torneio: acesse aqui. Será garantida uma pontuação extra aos que tiverem maior número de compartilhamentos.

Este é o último desafio da disputa. Desde o início do Torneio, em abril, foram propostos desafios em diversas áreas do conhecimento. O primeiro desafio, na área de Química, convidou os participantes a construir um experimento que garantisse o reaproveitamento de águas residuais. O segundo, com foco em física, pedia experimentos de aproveitamento da energia solar.

O terceiro, em Biologia, estimulou uma campanha de coleta e destinação para pilhas secas. O quarto, realizado em período de férias escolares teve temática livre. O quinto propôs a utilização da Robótica em favor da acessibilidade. E o sexto estimulou a criação de um experimento pedagógico na área de Astronomia.

O TORNEIO – O Torneio Virtual de Ciências é promovido pelo Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência em Pernambuco, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

Cada equipe deve desenvolver seu experimento e registrar em vídeo as diferentes etapas e o resultado do trabalho. Todos os vídeos são postados no facebook do Torneio. Além dos critérios técnicos para pontuação, é garantida uma pontuação extra aos três vídeos que tiverem maior número de compartilhamentos.

CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DO TORNEIO