Programação de Férias

No mês de férias da garotada, o Espaço Ciência preparou atividades para todos os gostos e idades. A programação é ferias292x170vasta e equilibra atividades científicas e de educação ambiental. Além das áreas do Parque (Trilha Ecológica e Trilha da Descoberta) a programação ainda conta com exposições, oficinas e passeio no barco solar.

De 11 a 29 de janeiro, os visitantes do Espaço Ciência poderão participar de oficinas de biologia, física, astronomia, matemática, informática, robótica, artes e meio ambiente. Cada atividade terá disponibilidade para 25 participantes, no turno da manhã ou da tarde e será acompanhada por um monitor. A programação completa está disponível aqui.

Agendamento
(81) 3241-3226

Horário de Funcionamento da Visitação no Espaço Ciência
Segunda a sexta: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Sábado e domingo: das 13h30 às 17h

Programação de Oficinas

Arvorismo – Gincana Ecológica: Nesta atividade o arvorismo será abordado como técnica de pesquisa. Posteriormente, na gincana ecológica, os participantes passarão por provas de perguntas e respostas sobre como o arvorismo facilita a pesquisa em alguns ecossistemas. O arvorismo tem disponibilidade para 15 pessoas (11 a 17 anos) que deverão estar de tênis.

Contação de História: Atividade voltada para as crianças. Uma história sobre um caranguejo aventureiro que sai do manguezal  em busca dos culpados pela poluição de seu habitat.

De olho nas águas do Manguezal: O público irá aprender sobre formas de tratamento da água e propor o melhor método para descontaminação do manguezal. Cada grupo participante irá fazer coleta da água do manguezal para verificar os níveis de turbidez, pH, quantidade de oxigênio dissolvido, fosfato e nitrito e discutir as consequências da qualidade da água na vida dos animais e seres humanos.

Observação de Aves: O público participará de um passeio no Manguezal Chico Science, a bordo de um barco solar. Durante o passeio, observarão com o auxílio de binóculos as aves (sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente) presentes no Espaço Ciência. Além disso, coletarão dados das espécies monitoradas.

Alimentação na pré-história: Será abordado como o homem pré-histórico fazia para obter alimento e a relação deste ritual com a pintura rupestre. Os participantes deverão trazer uma camisa lisa ou uma tela em branco para pintura.

Horta orgânica: Que tal por a mão na massa? A oficina tem como objetivo ensinar de forma prática a importância e manuseio de uma horta orgânica.

Colonizando o Espaço: Já pensou como seria viver em outro planeta? Nesta oficina os participantes vão simular a construção de uma colônia humana em outros planetas e cada grupo tentará sobreviver às intempéries, como por exemplo, seca, tornado, pragas ou meteoros.

Que bicho é esse?: Você consegue reconhecer as diferenças entre os insetos? Nesta oficina os participantes vão ficar cara a cara para aprender curiosidades sobre os bichinhos.

Que horas são? É possível definir pelo sol?: Nesta oficina os participantes aprenderão sobre o funcionamento do relógio do sol e ainda montarão um relógio de baixo custo.

Desvendando o céu: Esta atividade é para quem é apaixonado por astronomia. Os participantes vão aprender sobre as diferenças entre os planetas, distâncias e formação. Também participarão de uma sessão no Planetário e de uma exposição de astronomia.

Sabão reciclado: Batata frita, coxinha e pastel. Você sabia que dá para fazer sabão com essas frituras gostosas que você come? Participe desta oficina e ajude no despejo indevido do óleo.

História da Alimentação: De onde vem o macarrão? E o feijão? Participe desta oficina para aprender de forma divertida como os alimentos chegaram no Brasil e viraram queridinhos dos brasileiros.

Construa o seu robô: Construa, programe e teste seu robô!

Topografia interativa: Um experimento inédito no Brasil que simula acidentes geográficos. Nesta atividade, os visitantes vão entender, por exemplo, como aconteceu o acidente de Mariana, em Minas Gerais.

Calculando a música: Tem matemática na música e nos instrumentos musicais? Nesta atividade aprenda sobre os conceitos matemáticos envolvidos na música e ainda construa instrumentos de baixo custo.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *