PREMIADOS NA MOSTRATEC

Grupo de Limoeiro premiado na Ciência Jovem ficou em segundo lugar na sua categoria em Mostra Internacional de Ciências do Rio Grande do Sul

WhatsApp Image 2017-10-25 at 14.47.47

Mais um projeto da Ciência Jovem foi premiado em outras Feiras Internacionais. Desta vez foi o pessoal da ETE Limoeiro, que ficou em segundo lugar em sua categoria na Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, de Novo Hamburgo (RS). Eles foram premiados, dentre os mais de 400 projetos finalistas, pela construção do Microscópio Practical, projeto que foi quarto colocado na 22ª Ciência Jovem, categoria Desenvolvimento Tecnológico. Agora, o grupo formado pelos estudantes Hélio Alves e David Filipe e a professora Elen Costa segue para o México.

> CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DA 23º CIÊNCIA JOVEM

Tudo começou com uma brincadeira de desmontar: “Eu tinha desmontado uma câmera antiga do celular e percebi que a lente ampliava pequenos objetos. Compartilhei esta descoberta com a professora e alguns colegas e tivemos a ideia de construir um microscópio”, conta Hélio. Como saía caro usar lentes de celular, eles foram em busca de outros materiais. “Pesquisamos bastante e usamos, a princípio, lentes de CDs e DVDs para construir o primeiro protótipo, apresentado na Feira da própria escola”, diz David Filipe.

20170926_112110A primeira versão do projeto era um pouco mais complicada: usava madeira reciclada, vidro, parafuso… No segundo protótipo, eles melhoraram a resolução da lente a partir do uso de um drive de computador ao invés dos CDs e DVDs. Também simplificaram o projeto, que passou a usar apenas papel cartão, pilhas, lâmpadas led e as lentes. Sobre o furinho existente na caixa de papel cartão, o observador focaliza o celular e consegue visualizar bem as partículas minúsculas que estão na lente, por dentro da caixa.

Esta foi a versão premiada na Ciência Jovem e que também já foi mostrada na Feira do Empreendedor do município. “Já fizemos capacitações em outras turmas da ETE Limoeiro e em outras duas escolas do município. Também estamos iniciando conversas com a Prefeitura local. Sabemos que este é um instrumento que pode ser muito útil para estimular a pesquisa científica nas instituições de ensino”, afirma a diretora do ETE Limoeiro, Karina Falcão.

Para apresentar na Mostratec, o grupo ainda aperfeiçoou o projeto e instalou um apoio para o celular. A Feira foi realizada de 23 a 29 de outurbo com participação de 420 projetos, além de 250 na Mostratec Júnior e 50 na Mostratec Infantil. Além de trabalhos de todos os estados brasileiros, a Mostra teve participação de grupos da África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Uruguai.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *