PINTO FERREIRA, 99 ANOS

O jurista e advogado, que compõe a Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco, faria aniversário no dia 7

luiz-ferreiraNo dia 07 de outubro, completaria 99 anos o jurista e advogado Luiz Pinto Ferreira. Professor da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Católica de Pernambuco, da Faculdade de Direito de Caruaru e reitor da Universidade do Agreste, em Caruaru, ele tem título de Professor Emérito da Faculdade de Direito do Recife e de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, Portugal.

Pinto Ferreira é autor de inúmeros livros e artigos em periódicos no Brasil e no exterior. Teve trabalhos traduzidos em francês, inglês, espanhol, italiano e russo, inclusive algumas obras clássicas na área de Direito adotadas por universidades latino-americanas.

Dentre as principais obras estão: “Princípios Gerais do Direito Constitucional Moderno”, “Teoria Geral do Estado”, “Da Soberania” e “Curso de Direito Constitucional”, muitos delas ainda citadas como referência e utilizadas em cursos regulares de direito.

Pinto Ferreira chegou a ser senador entre 1962 e 1963 e foi um dos fundadores do MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Também pertenceu à Academia Pernambucana de Letras; Academia Pernambucana de Letras Jurídicas; Academia Pernambucana de Ciências; Academia Nacional de Direito do Rio de Janeiro; Academia Brasileira de Letras Jurídicas; e Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado.

Pertenceu a associações estrangeiras, tais como: Sociedade de Semântica Geral de Chicago – E.U.A; Academia Americana de Ciência Política e Social da Filadélfia – E.U.A; Associação de Filosofia e Ciência de Detroit – E.U.A; Instituto Peruano de Sociologia – Peru e Instituto Ibero americano de Direito Constitucional – México.

Pinto Ferreira foi escolhido em 2012 para ser homenageado pela Caravana dos Notáveis Cientistas de Pernambuco. O projeto, realizado em parceria entre o Espaço Ciência e o pesquisador Ivon Fittipaldi, busca reconhecer e divulgar o papel dos  cientistas pernambucanos. Junto com o Ciência Móvel, ele integra a Ação Itinerante do Espaço Ciência. LEIA MAIS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *