Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Oposição de Júpiter: planeta estará maior e mais brilhante nesta sexta-feira, 03 de novembro

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

No dia 03 de novembro, o planeta Júpiter estará em seu auge de brilho e tamanho. Por se encontrar em oposição ao Sol, o gigante gasoso vai estar em uma posição favorável para a sua observação à noite. 

Como observar? 

Para visualizar o gigante gasoso, basta olhar na direção em que o Sol nasce (leste) a partir das 17h30. O planeta é um ponto brilhante, parecido visualmente com uma estrela, logo acima da linha do horizonte. 

Vale lembrar que Júpiter é o maior e mais massivo planeta do sistema solar e um dos mais brilhantes. Possui anéis, numerosas luas e uma superfície bastante instável. Está há uma distância média de 778 milhões de quilômetros da Terra. 

Fig. 1. Simulação da visualização do horizonte leste

Fonte: Stellarium Web Online, 2023.

Conheça 10 curiosidades sobre Júpiter

  • O dia em Júpiter dura 9h e 55 minutos, enquanto que o ano corresponde a 11,8 anos ou 4.332 dias terrestres.
  • É considerado um planeta joviano pois possui uma atmosfera dominada por gases mais leves e mais comuns.
  • Quanto ao tamanho de Júpiter: seriam necessárias mais de 1.300 Terras para construir o gigante gasoso. Se fossemos fazer uma comparação entre os dois, Júpiter seria uma bola de basquete e a Terra uma uva. 
  • Além de ser o maior planeta do sistema solar, é também o que gira mais rápido, portanto, com os dias mais curtos. 
  • Quanto à distância, Júpiter é o quinto planeta a partir do Sol, e próximo da sua órbita com Marte, existe o cinturão de asteroides. 
  • Se fossemos realizar um sobrevoo simples para Júpiter, levaríamos cerca de 550-650 dias para chegar lá, como ocorreu com a espaçonave Voyager. 
  • A composição de sua atmosfera é bem semelhante à do Sol: 90% de Hidrogênio e 10% de Hélio.
  • Sua superfície é composta principalmente por gases e líquidos em turbilhão. Não permitindo o pouso de uma espaçonave, devido às pressões e temperaturas extremas que poderiam facilmente esmagar, derreter ou vaporizar estruturas. 
  • Atualmente, Júpiter detém 82 luas, no qual, 53 possuem nome e 29 estão aguardando nomeação oficial. 
  • Grande parte das luas do gigante gasoso são pequenas, com menos de 10km de diâmetro. Contudo, existem 4 luas que são as principais, conhecidas como luas galileanas (Io, Europa, Ganimedes e Calisto), em homenagem ao astrônomo italiano, Galileu Galilei, que descobriu-as. A maior delas, Ganimedes, é maior que o planeta Mercúrio, e é conhecida também por ser o maior satélite natural do sistema solar. 

O que é oposição?

Na Astronomia, a oposição significa que dois corpos celestes estão em lados opostos a partir do Sol, quando vistos da Terra. Isso significa que um planeta em oposição está a 180º graus do astro rei. Por isso, quando o Sol se põe no oeste, um planeta aparece no leste. 

Uma oposição só pode ocorrer quando a Terra está entre o Sol e outro corpo celeste. Esse evento ocorre para os planetas mais distantes (Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) da estrela central do Sistema Solar do que de nosso planeta. 

Além dos planetas, cometas, asteroides e alguns outros corpos do Sistema Solar também podem ser encontrados em situação de oposição. Um exemplo bem conhecido de oposição é o da Lua Cheia. Durante esse processo, o disco lunar está em oposição ao Sol, portanto, totalmente iluminado.

LEIA TAMBÉM

Eclipse lunar parcial deste sábado (28), será visível apenas na forma penumbral no Observatório do Alto da Sé

Ciência Jovem: divulgada lista de projetos remanejados

As oposições dos planetas ocorrem quase todo ano quando a Terra atinge com eles a configuração adequada em relação ao Sol. A única exceção é Marte. A órbita e a velocidade orbital do planeta vermelho são semelhantes às da Terra, com isso, o nosso planeta “ultrapassa” Marte somente a cada 27 meses, aproximadamente. É por isso que as oposições de Marte só ocorrem uma vez a cada dois ou três anos. Mercúrio e Vênus estão localizados dentro da órbita da Terra, por isso nunca os vemos em oposição.

Quanto tempo dura uma oposição?

Diz-se que um planeta está “em oposição” num momento exato, mas o período da oposição dura algumas semanas.  

Assim, é possível observar o planeta em qualquer data durante o período de oposição. Vale lembrar que na ocasião, ele nascerá no lado oposto ao Sol logo após a estrela se por, atingirá o ponto mais alto à meia-noite, e desaparecerá no horizonte ao amanhecer. 

Qual o oposto da oposição?

Na astronomia o oposto da oposição é a conjunção. Durante a conjunção, o planeta fica na distância mais próxima do Sol no céu. É o momento mais difícil de se observar o planeta porque o Sol impede a visão. Mas há outras conjunções astronômicas que não envolvem o Sol, como por exemplo, conjunções planetárias e conjunções lunares-planetárias. 

Últimas notícias

Skip to content