MATEMÁTICA NO ESPAÇO CIÊNCIA

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Museu tem oficinas, jogos, exposições e também participa do Dia C da Ciência

20171025_090527

Os milhares de visitantes que visitam o Espaço Ciência nesta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estão descobrindo que a Matemática está em tudo e é muito divertida. Somente nesta quarta (25), foram mais de 750 visitantes, de 12 escolas. Há diversão garantida para todas as idades, em oficinas, jogos, atividades e exposições. Nesta quarta (25), a programação ganhou um ingrediente a mais: foi o bate-papo com pesquisadores das Universidades no Dia C da Ciência.

A atividade é nacional e integra a agenda da SNCT. O objetivo é aproximar o meio acadêmico e a população, mostrando para a sociedade a importância dos centros de estudo e pesquisa. E também denunciar os cortes orçamentários no setor de Ciência e Tecnologia. Em Pernambuco, como parte da programação organizada pelas universidades, o Espaço Ciência sediou o bate-papo “Fala, Cientista”.

As professoras Teresa Buril, coordenadora de pós-graduação  da UFRPE, e Maria Regina Menezes, do Departamento de Odontologia da UPE, conversaram com vários grupos de alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Falaram sobre aquilo que é produzido pelas universidades, a importância dos centros de pesquisa e o quanto a Ciência e o conhecimento pode fazer para melhorar a vida das pessoas.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO DIA C DA CIÊNCIA

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA SNCT NO ESPAÇO CIÊNCIA

CONFIRA A PLAYLISTA DA SNCT EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE

OFICINA – Diferentes oficinas integram a programação do Espaço Ciência na SNCT. A meninada pode aprender, por exemplo, o quanto existe de matemática na construção de uma ponte. É preciso calcular não apenas os eixos e pontos de sustentação, mas também levar em conta o peso que vai passar sobre ela, a força dos ventos e água, o nível do mar. A forma geométrica de uma ponte também interfere na sua resistência: “O que vocês acham que aguenta mais peso: uma reta ou um arco?”, indaga o monitor Rodolfo Costa.

Para os pequenininhos, uma boa opção é a oficina “Cores e Formas”. Ela parte do livro “Clact, clact, clact”, das escritoras Liliana e Michele Iacocca. Na história, uma tesoura encontra um monte de papel picado e decide organizar tudo: por cores e formas. Na atividade, a meninada pode desenhar e pintar figuras criadas apenas com formas geométricas.

Outra opção é a oficina de construção de kalimbas. Ao montarem estes instrumentos musicais, os participantes descobrem que música e matemática têm tudo a ver. E que o som produzido pelos instrumentos vai depender disposição adequada dos metais, segundo determinado padrão geométrico e simetria.

A artista plástica Ziza Pantoja, parceira do Espaço Ciência na programação, mostra para a meninada que é possível transformar lixo em arte. Usando padrões geométricos, simetria e ângulos, os participantes da oficina exercitam sua capacidade criativa e constroes objetos artísticos.

Os jogos matemáticos são a grande atração. Na Exposição Jogos e Acasos, na oficina “A Matemática faz a estratégia”, na Gincana Matemática e em diversas outras atividades, a meninada descobre o quanto é divertido pensar estratégias, calcular probabilidades, exercitar a lógica e treinar o raciocínio. “Na Corrida de 21, por exemplo, cada jogador anda uma ou duas casas e precisa chegar primeiro à casa 21. Se ele pensar direitinho, acaba descobrindo que há uma estratégia que lhe permite ganhar”, explica a monitora Laura Rhayssa.

A programação da SNCT no Espaço Ciência inclui ainda a Mostra VERCiência – Mostra Internacional de Ciência na TV, projeto que há mais de 20 anos contribui com a divulgação científica no país. Este ano, a curadoria selecionou mais de 70 produções, distribuídas em 20 módulos, que têm a matemática como tema.

No sábado (28), a programação ganha reforço graças à parceria com a UFPE/ Departamento de Matemática, que garante mais de dez outras atividades. Confira:

1) SÓLIDOS DE PLATÃO MERGULHADOS NA BOLHA DE SABÃO;
2) CONSTRUÇÕES DOS SÓLIDOS DE PLATÃO COM ELÁSTICOS;