JOVEM CIENTISTA 2018

Prêmio está com inscrições abertas até 31 de julho e incentiva “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”

Estão abertas, em todo o país, as inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista 2018. Instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1981, o objetivo é estimular novos talentos da ciência, investindo em estudantes e pesquisadores que buscam soluções para os grandes desafios brasileiros. “Nós conhecemos o potencial dos participantes da Ciência Jovem, e também do Torneio Virtual de Ciência, e sabemos o quanto eles estão capacitados para disputar o Prêmio”, afirma Eulália Almeida,m da coordenação da Ciência Jovem.

São diferentes categorias do ensino superior e também no ensino médio. Este ano, a premiação tem como tema “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”. As inscrições já estão abertas e os trabalhos devem ser entregues até 31 de julho de 2018.

Para os alunos do Ensino Médio, há seis linhas de pesquisa: Comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas; empreendedorismo e soluções locais para a conservação e o uso sustentável da natureza; inovações para a conservação da natureza e o uso sustentável no ambiente escolar; práticas inovadoras em educação ambiental e conservação da natureza; tecnologias digitais para a conservação da natureza; e tecnologias digitais para transformação social.

Segundo André Luiz Pinto, que integra a coordenação do Prêmio, o foco é estimular os jovens a fazer ciência e contribuir com o entendimento do que é fazer um trabalho científico com metodologia e rigor, preparando o caminho para a universidade. “É um objetivo semelhante ao das ações educativas do Espaço Ciência. Os projetos participantes da Ciência Jovem, por exemplo, têm se destacado tanto em eventos nacionais quanto até mesmo internacionais”, ressalta Eulália.

No site do Prêmio, é possível encontrar mais detalhes, um Guia do Jovem Científico e conjunto de webaulas que apoiarão os alunos e professores que quiserem participar do Prêmio. CONFIRA AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *