FALTA POUCO PARA A SNCT

Exposições “Jogos e Acasos” serão entregues no dia 16 às instituições contempladas

marca matematica ESPACO CIENCIA-01O Espaço  Ciência entrega na segunda-feira, 16 de outubro, os exemplares da exposição “Jogos e Acasos”, que farão parte das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A reunião de entrega terá início às 9h, com apresentação e contemplação das exposições, além de informes sobre a SNCT. Às 11h, o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, ministrará palestra com o tema “A Matemática está em tudo?”.

As instituições contempladas deverão assinar um termo, no qual se comprometem a realizar atividades e prestar contas da utilização da Mostra. É bom ressaltar que, para o transporte da exposição,  é necessário um veículo de maior porte, a exemplo de um 4X4, Kombi ou caminhonete.

CONFIRA AS INSTITUIÇÕES CONTEMPLADAS COM EXPOSIÇÃO

As atividades realizadas com a exposição devem ser informadas, posteriormente, ao Espaço Ciência, em formulário destinado a isso. No formulário, devem constar informações sobre cada uma das ações realizadas, em cada instituição, além de público beneficiado e fotografias dos eventos.  “São informações importantes para nosso relatório e que dão a medida do quanto estas exposições estão sendo importantes em cada local para a divulgação científica”, explica Roberta Cristina, da coordenação da SNCT-PE.

Ela acrescenta que as instituições beneficiadas que não prestarem contas da utilização das exposições não serão contempladas em anos posteriores.

CONFIRA O FORMULÁRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

A EXPOSIÇÃO – “Jogos e acasos” une jogos de estratégia e jogos de azar, atividades que despertam o raciocínio lógico e levam as pessoas a refletir sobre o que se chama de sorte e o estudo das probabilidades. Ou seja, de forma lúdica e interativa, a exposição revela que “A Matemática está em tudo”, como explicita o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Jogo da Velha todos conhecem. Mas, na exposição, o jogo ganha uma dificuldade a mais: é realizado em três dimensões. Em diferentes jogos de azar, como pedra, papel e tesoura; cara ou coroa; ou jogos de roleta, os visitantes poderão verificar como cálculos de probabilidade podem influenciar na “sorte”.

Com diversos outros jogos e atividades, será possível perceber a presença da Matemática em tudo: no preço das coisas, na criação de estratégias, na sorte e no azar.

CARAVANAS – Também já está definido, a partir das confirmações dos polos, o percurso das três Caravanas que integram a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. Confira:

– Ciência Móvel: Abertura da SNCT em Ipojuca/Porto de Galinhas (23/10); Hall da Unicap (24/10); IFPE Caruaru (25/10); Riacho das Almas (26/10); Pesqueira (27/10); encerramento em Afogados da Ingazeira (28 e 29/10)

– Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco: Abertura da SNCT em Ipojuca/Porto de Galinhas (23/10); Araçoiaba (24/10); Itapissuma (25/10); Sessão de Homenagem aos Notáveis Cientistas de Pernambuco na Assembleia Legislativa (26/10); Arcoverde (27/10); encerramento em Afogados da Ingazeira (28 e 29/10)

– Caravana da Astronomia: Abertura da SNCT em Ipojuca/Porto de Galinhas (23/10); São Vicente Férrer (24/10) e Paulista (24/10); Angelim (25/10); Itacuruba (26/10); Itaíba (27/10); encerramento em Afogados da Ingazeira (28 e 29/10)

PROGRAMAÇÃO – A programação promete ser rica nos vários polos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. É fundamental que cada ação e atividade realizadas sejam cadastradas no site da SNCT. O site já está no ar, mas ainda não foi disponibilizada a opção para cadastramento. Durante o seminário de coordenadores da SNCT, realizado em Brasília nos dias 27 e 28, foi garantido que a ferramenta estaria disponível ainda esta semana.

ACESSE O SITE DA SNCT/MCTIC

“É importante também que cada polo nos mantenha informados sobre suas atividades, para que possamos compartilhar as diferentes programações, enriquecendo e divulgando todas as ações que acontecerão em Pernambuco durante a SNCT”, ressalta Roberta. As informações devem ser repassadas para o e-mail comunicacaoec@gmail.com.

Em Ipojuca, por exemplo haverá  atividades durante toda a semana. A abertura do evento, na Praça das Esculturas de Porto de Galinhas, contará com a presença das caravanas do Espaço Ciência, exposição Jogos e Acasos, além de Exposição de Robótica; Exposição da ONG  EcoAssociados sobre Tartarugas Marinhas; Exposição  dos agentes de reciclados de Porto de Galinhas; “raspa-raspa” com energia solar; lançamento de foguetes;  apresentação cultural; e solenidade de abertura com palestra sobre o tema.

>> Confira o blog da SNCT em Ipojuca

>> Confira a fanpage da SNCT em Ipojuca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *