Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Eclipse solar anular poderá ser visto no Espaço Ciência e no Observatório Astronômico do Alto da Sé 

Ação marca início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Museu

Progresso de leitura

Compartilhe este conteúdo

Para marcar o início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 14 a 20 de outubro, no Espaço Ciência, o público visitante do Museu poderá contemplar de forma gratuita o eclipse solar anular, no sábado, 14 de outubro, tanto no EC quanto no Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda.

A abertura do Observatório será às 14h, a observação do Sol se inicia às 15h e o encerramento das atividades acontece às 20h. Além de telescópios, no local serão disponibilizadas máscaras carnavalescas, produzidas para observação do Sol com segurança. 

Já no Espaço Ciência, a contemplação ocorre das 15h às 17h, na Praça do Pensador, que fica próxima ao prédio administrativo do Museu. Vale lembrar que a última entrada acontece às 16h e a observação depende das boas condições meteorológicas do momento.

Para quem não puder comparecer, a observação do eclipse será transmitida ao vivo através do perfil do Espaço Ciência no Instagram (@espacocienciape). 

OFICINA ECLIPSE NA CAIXA – 13h30 e 14h30

Vale lembrar que durante a contemplação do eclipse, é importante seguir algumas regras de segurança. A utilização de acessórios inadequados para observação pode causar perda da visão temporária e/ou permanente

Pensando nisso, os visitantes do Espaço Ciência participarão de uma oficina de confecção de câmara escura (que são consideradas a base das fotografias) com caixa de papelão para a observação do eclipse.

A câmara escura visa a projeção de imagens de objetos externos de forma invertida e é apropriado para observação do eclipse. A atividade acontece no Hall do Museu e conta com a distribuição de 20 fichas por horário.

Horários importantes para o evento:

Horários importantes para o eclipse solar anular(UTC -3 / Horário de Brasília) 
Nascer do SolInício do EclipseMáximo do EclipsePor do SolFim do Eclipse
04h5815h3116h4717h1417h52

LEIA TAMBÉM

Eclipse solar: saiba como observar de forma segura 

Após quase 10 anos, Espaço Ciência abre no Dia das Crianças, 12 de outubro, com atividades especiais

Confira o terceiro desafio do 8º Torneio Virtual de Ciência

Próximos eclipses solares 

Os próximos eclipses solares visíveis no Recife acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034

Já em 12 de agosto de 2045, o dia vai virar noite no Recife, nesta data está previsto um espetáculo à parte: um eclipse solar total, ocasião em que a Lua encobre totalmente o disco solar. 

Em 2045, o ápice do eclipse, ocorrerá às 16h19, com o disco solar coberto em sua totalidade por 2 minutos e 44 segundos. Depois desse, o próximo eclipse visível no Brasil, ocorrerá em 2125. 

Saiba o que é um eclipse solar anular

Durante o eclipse solar anular, a Lua está com um diâmetro aparente menor que o do Sol, apresentando-se assim, como um disco negro no interior do disco solar, que se mostra sob a forma de um anel luminoso.

Nele, a Lua se encontra no seu ponto de maior afastamento, chamado de Apogeu. No momento do eclipse, a Lua estará há 394 mil quilômetros de distância da Terra. Sua observação, torna-se rara, dada a estreita faixa da superfície terrestre na qual o eclipse anular do Sol é visto, chamada de faixa de anularidade. 

A forma mais deslumbrante de um eclipse solar é o eclipse total, contudo, os eclipses solares anulares são um espetáculo à parte. 

Serviço

Contemplação eclipse solar anular:

Observatório Astronômico do Alto da Sé

14h às 20h

Espaço Ciência

13h às 16h

Para mais informações: contato@espacociencia.pe.gov.br ou (81) 3183-5524/(81) 3183-5531

Últimas notícias

Skip to content