DOMINGO DE SUPER LUA

Dezenas de pessoas foram ao Observatório da Sé para curtir a Super Lua

IMG-20171204-WA0147

Dezenas de pessoas foram neste domingo, 3 de dezembro, ao Observatyório da Sé para apreciar a Sper Lua. Foi quando a lua cheia alcançou seu ponto mais próximo da Terra e ficou, portanto,maior e bem mais brilhante.

CONFIRA AS FOTOS

A equipe do projeto “Desvendando o Céu Austral”, da UFRPE, se juntou ao grupo do Observatório da Sé e quem foi ao local pôde contar com quatro telescópios para observação. “Além de observar, o visitante também pôde levar um registro fotográfico da Lua”, afirmou Cleiton Batista, da Coordenação do Observatório da Sé.

Em média, a distância Terra-Lua é de 382.900 quilômetros. Com a Lua no perigeu, ponto mais próximo da Terra, ela parece estar 7% maior e fica 30% mais brilhante.

A Super Lua também influencia nas marés. Nas fases cheia e nova, as forças gravitacionais da Lua e do Sol se combinam para puxar a água do oceano na mesma direção. Em uma Super Lua Cheia, essas forças são maiores. Significa marés ainda mais altas e mais baixas, com gradientes que chegam a ser cinco centímetros superiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *